GOTAS DE OURO...DE TOLO!
Eu e os panetones:
Já muito escrevi sobre minha paixão pelos calóricos "bolos" denominados "panetones", confesso, não resisto nem ao mais bombástico deles!
Logo no início do último Dezembro eu aqui escrevia sobre o preço "inflacionado" com os quais tais guloseimas de Natal nos chegavam às prateleiras dos supermercados, e na minha última crônica, eu dizia que um fenômeno muito interessante ocorria aqui, o de que o quilo do panetone industrial estava pouco abaixo dos panetones mais artesanais, sempre considerados mais caros pela maior "sofisticação gastronômica", como por exemplo, os das chocolaterias mais tradicionais do país ou mesmo um panetone tradiconal, italiano.
Os supermercados de São Paulo realmente extrapolaram no quilo do preço do bolo e em decorrência do tal fenômeno um outro fenômeno mais curioso ocorreu. Cheguei a pensar que aquelas novas apresentações dos panetones de marcas mais populares seriam com "gotas de ouro"
O que aconteceu: Os panetones estão empacados até hoje, quase final de Janeiro, empilhados em altas montanhas, agora mais baratos que o quilo de qualquer banana! NUNCA SOBROU TANTO PANETONE, OBSERVARAM?
Tem panetone de marca famosa por dois reais.
Gente, que coisa!
Estão nos enfiando panetone goela abaixo do povo há um mês!
Cadê o Arruda lá de Brasília, quero lhe contar a novidade daqui, vai dar para ele comprar um montão de pilhas de panetones!
Os preços abaixam e nada das torres baixarem. Está para mim, e nem assim estou dando conta!
É torre de panetones a se perder de vista, de tudo quanto é forma sabor, odor.
E pasmem, até naquela chocolateria de franquia, lá aonde tem o chocolate mais caro do mundo! Acreditam? Mas lá não arredam do preço de quarenta e quatro reais por meio quilo da iguaria.
Houve Natais nos quais já na véspera não se encontrava panetones por ali, eu mesmo não encontrei certa vez.
E dessa vez, como pressenti que a coisa iria empacar, e não deu outra, me neguei a entrar na onda da exploração, sendo que agora consegui realizar o meu sonho de consumo gastronômico: O panetone dos meus sonhos, um italianinho que tiveram a coragem de vendê-lo por oitenta reais (nem um quilo)...e eu o saboreei, na liquidação, por quinze!
A liquidação dos meus sonhos!
Já sei: alguém poderá dizer..."ah, mas assim não tem graça!
O quê? Tem sim! Meu estômago não entende nadinha de festividades e o meu bolso menos ainda! Já a minha gula...por panetones...
Não dizem que todo dia é dia de Natal?
Pelo visto o meu ainda nem começou...aceitam um pedacinho?
E só vai terminar quando eu conseguir dar conta daquelas enormes montanhas de perdição calórica...rescaldo da exploração que não deu certo.
Acorda consumidor!
É, dessa vez, ao menos aqui em Sampa, parece que estivemos bem acordados mesmo, a ponto de rejeitar as "gotas de ouro de tolo", aquelas que sempre rondam as principais festividades.