EMBROMATION (Desculpas Femininas X Justificativas Masculinas )

Uma coisa que é inerente a todo e qualquer apaixonado, independentemente de que sexo ele seja, é a vontade ou a quase necessidade de estar perto. Seja através de telefonemas melosos, email, entradas fortuitas no msn durante o expediente de trabalho, etc, etc... Isso sem falar nos que envolvem o contato físico, com troca ou não de fluidos ¬ Se bem que uma boa troca com a pessoa certa é sempre bem vinda! ¬ Pausa para o Happy Face... :-)

Pois bem, creio que todos ou uma grande maioria concorde com o que eu acabei de dizer, né?

Então, quando essa necessidade começa a ser substituída, mesmo que sutilmente por desculpas, ”justificativas padrão” ou esfarrapadas. Creio eu que não se trate de uma “suspeita de ameaço”, mas, de um indício bem real de que as coisas não vão assim tão bem, como aquele que dá desculpas tenta convencer ao pobre coitado que as ouve.

Eu sei que dizer para alguém que agente não está mais afim é difícil. Mas é ainda mais difícil se sentir enganado. Bom, tenho que admitir que essa minha afirmativa vale para estados emocionalmente normais, se é que isso existe. Porque tem gente que acha que mentir e inventar desculpas gradativas na espera que o outro caia em si e desista, seja mais humano e benevolente do que terminar a relação dizendo a verdade. E da mesma forma, existe aquele que mesmo sabendo no seu íntimo que está sendo enrolando, prefere acreditar em desculpas cada vez mais esfarrapadas e se submeter ao um relacionamento falido, só pra não largar o osso. Eis aí uma combinação perfeita para o Embromation.

Como não podemos acreditar em desculpas mal contadas sem que elas nos sejam oferecidas, nada melhor do que irmos direto ao ponto. Então “vambora” num breve passeio pelas desculpas emitidas por homens e mulheres na estrada rumo ao ponto final.

A mulher tem um comportamento muito mais emocional do que o homem. E assim, ela é muito mais inclinada a chantagens e a distorcer os fatos numa lógica muito doida, passando de carrasco a vítima em poucos segundos. Justifica sua falta de atenção e ausência na insensibilidade do companheiro, em alguma coisa que ele fez há dez anos atrás, coisas do tipo. Ou se justifica na TPM, na dor de cabeça, no cansaço da dupla jornada feminina ¬ quando a mulher está apaixonada, ela pode ter quádrupla jornada e mesmo assim se depila e te espera cheia de amor pra dar ¬ reclama que o cara é um banana, ou diz que ele é sufocante, grosso, bonzinho demais, trabalha muito, é encostado, arrota, peida... Ele pode fazer de tudo pra dar certo, mas sempre terá um defeito que ela vai usar pra pixá-lo para as amigas. Enfim, não adianta... Ela não está mais afim de você. Vai te encher de desculpas e o pior que a culpa é sempre sua! Não perca seu tempo argumentando porque a mulher sempre ganha. E saiba, que se você cansar e terminar com ela, será você o filho da puta.

A mulher é de modo geral mais transparente nos seus sentimentos e costuma colocar mais rapidamente um ponto final na relação, porque ela se encanta por outro e vai embora. Mas se você cair nas mãos de uma enrolona... Cara, você está frito!

Já o homem lida melhor com o racional, mas é um péssimo mentiroso. Parece que todos freqüentaram a mesma aula. Quando ele começa a se desencantar com a parceira, ela se torna uma chata e todas aquelas manias e frescurinhas que ele achava bonitinho, se transformam pouco a pouco em um pé no saco. Aí entram os amigos, o trabalho, o futebol, o videogame... Tudo começa a ser motivo pra fazer a companheira esperar e pra ele não aparecer ou chegar atrasado com a cara mais deslavada. Os encontros com ela viram o cabo da boa esperança, passando de prazer, lazer a obrigação. O celular começa a ficar desligado ou "fora de área" com freqüência cada vez maior. E às vezes quando ela insiste muito, suas ligações são recusadas com as famosas desculpas do transito, reunião, blá, blá, blá...

Quando o homem está muito afim da mulher, ao se despedir dos amigos para ir ao encontro dela, ele sai todo animado com ares de “contar vantagem” enaltecendo a namorada enquanto os amigos ficam babando. Mas, quando já não está afim assim, sai dizendo: _ o papo tá bom, mas, vou lá marcar presença senão sabe como é, né? Ela vai ficar me alugando uma semana. E os amigos, não babam... Riem.

Outra diferença entre homem e mulher e que mulher normalmente quando arruma outro, separa do antigo. E o homem, arruma outra ou “casinhos” como dizem por aí, e muitas vezes continua acomodado com a companheira.

Mas uma coisa homem e mulher tem em comum na arte do embromation. Lembra que eu falei que a mulher distorce as coisas e se faz de vítima? Pois é, o homem quando a mulher diz em alto e bom tom que está sendo enrolada por ele, diz que ela está maluca. Quando uma mulher ouve isso nessa situação, tem noventa e nove por cento de estar certa.

Vou terminar repaginando um antigo ditado:

“Ruim com ele (a), pior sem ele (a)"... Será? Talvez seria melhor dizer:

- Ruim com ele(a)... Pior pra pra mim se continuar assim.

cinara
Enviado por cinara em 22/01/2011
Reeditado em 13/01/2012
Código do texto: T2745592
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.