O MILAGRE DO SANTO... DO PAU-OCO!

Ao meu querido amigo, boa sorte, parabéns pela coragem, já com o devido perdão pelo meu ceticismo frente aos nossos tantos santos do pau-oco...

Logo no início do ano, depois de suas férias, como muitos de nós, ele nos chegava com as novidades, um amigo e colega de trabalho "muito capaz e inteligente" que, há pouco tempo da aposentadoria, resolveu encarar outra profissão, numa área bem diferente da qual atua.

Conhecedora da sua cansativa trajetória profissional aquilo me parecia um milagre da resistência e do ideal.

Porém, preocupado com os proventos que defasam muito depois de qualquer aposentadoria e também porque sempre sonhou em ser professor, então, com mais de cinquenta anos partiu para o vestibular da USP a cursar o curso de Filosofia, sua grande paixão, recentemente concluído com louvor, assim selando seu grande projeto de vida.

Chegava, então, animado para nos contar a recente novidade, a de que que acabara de prestar um concurso público entre um número inimaginável de candidatos ao cargo de professor, e que fora oficialmente nomeado para lecionar filosofia numa escola de ensino médio dum município aqui da grande São Paulo.

" Acredita que fui bem classificado?" dizia ele, entusiasmado.

Achei supremo! Que desafio instigar o pensamento por aqui...e animado, contava que já participara do extenuante treinamento pedagógico para prontamente iniciar o novo trabalho.

A bem da verdade, claro que não lhe expressei minhas tantas dúvidas num primeiro momento, eu ainda não tinha conhecimento de que a tal matéria do "pensar" já fazia parte da grade do currículo de algumas escolas, aquilo me parecia o MILAGRE maior, porém, a sua expressão mostrava que, além da tão boa, havia alguma má notícia.

A boa era evidente. Conseguira driblar um concurso público, que neste país, em qualquer área do conhecimento é um grande desafio aos milagres dos nossos santos.

Também fora aprovado na avaliação médica rigorosa, estava preocupado com o resultados dos exames, "tudo perfeito" lhe disse o perito, e eu pensei com meus botões " aposentadoria com saúde" e com ânimo para trabalhar mais- e como professor!- convenhamos, também é um outro grande milagre por aqui.

O santo tem que ser dos bons...mesmo!

Bem, como a questão era também compor renda após o déficit dos proventos de aposentado, repito - e ainda no desafio da profissão de professor!- por alguns momentos tive a impressão de que o MAIOR dos milagres havia ocorrido por aqui, então, criei coragem e lhe perguntei dos proventos dos santos, já que a questão também era financeira.

Ele, nitidamente atordoado, meio sem jeito me desabafou: "É, então, tem um probleminha, por enquanto são só quarenta aulas por mês, então...adivinha quanto valem?"

Eu, com medo de errar ou de o desanimar do seu milagre maior, arrisquei:" tá bom vai, vou chutar baixo: dois mil reais por mês?"

Ele gaguejou e comtemporizou:" Então, era isso que queria lhe perguntar, para iniciar são quatrocentos e poucos reais, juntando mais alguns trocados de benefícios trabalhistas... e depois me "disseram" que vai melhorar, o que você pensa?"

Claro que aquela pergunta vinha para o pensamento da pessoa errada!

Depois do susto, num ímpeto, me rearranjei e lhe respondi num sincero desabafo:" Sinceramente? Vamos pensar um pouco...agora é que não tenho mais dúvidas, eu penso que "eles" não querem que você instigue ninguém a pensar..."

E não é? Quem, por milagre, pensou que tamanho "milagre-pensante" ocorreria por aqui?

Nota:

Há milagres que precisam ser relatados.

É qual uma obrigação cívica.