QUE LÍNGUA É ESSA?

Zé Maria, pedreiro e seu servente Gumercino foram fazer um serviço em uma fazenda. O fazendeiro os buscava em suas casas e a tarde os trazia de volta em sua caminhonete. No sabado terminaram o serviço. Juntaram suas ferramentas e se prepararam para voltar. O Fazendeiro após pagar os dois, disse:

-Agora antes de irem embora, vocês vão tomar uma cerveja. Zé Maria até lambeu os beiços, era chegado a uma manguaça. Gumercino ficou contrariado, quase não bebia, e o Zé, quando começava a beber não parava mais.

O Fazendeiro levou-os a uma varanda, trouxe uma vasilha com costelinha com mandioca e cervejas "vestidas de noivas". Zé Maria meteu os peitos, bebia como uma esponja e comia como um porco. Gumercino bicava um copo de cerveja e envergonhado pela gula de seu patrão.

O Fazendeiro certa hora perguntou:

-Talvez vocês queiram um uisquinho...

Gumercindo tentou responder pelos dois:

-Não senhor, muito obrigado.

Zé Maria não concordou:

-Aceito sim senhor!

Ele trouxe um litro de uisque e um balde de gelo.

Zé Maria não se fez de rogado, entornou uisque como se fosse água.

Logo estava bêbado, para desespero de Gumercino.

Em dado momento, chegou um senhor de certa idade e sentou-se à mesa com eles. Conversou, contou causos, eles não entendiam nada do que ele falava.

Alguém chamou o cidadão e ele se afastou. Nesse momento o fazendeiro chegou e perguntou se eles queriam mais alguma coisa.

Zé Maria disse:

-Muito obrigado, tamos satisfeitos, mas me diga, aquele senhor que estava aqui, fala muito bonito, mas não entendi quase nada do que ele falou, ele é de onde? qual lingua ele fala?

o Fazendeiro meio sem graça falou:

-Ele é meu pai... é daqui mesmo.

Ele se afastou e Gumercino disse irritado:

-Zé, dexa de ser manoteiro, o coitado do homem sofreu foi um derrame...

* * *

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 17/01/2011
Código do texto: T2734088