TOIM MURIÇOCA

Dona Coló acordou bem cedinho. Seu filho, mais conhecido como Toim muriçoca, ainda dormia.

De repente o menino choraminga e a mãe lhe interroga...

- O que é agora?

- Sabe o que é, disse o menino: - são as muriçocas...

- Quando você diz puuuuuxxxxaaaaa!

- Puuuuuuuuxxxxxxxxaaaaaaaaaaa, que bichinhas nojentas...

- Eu já sei...

- São as muriçocas, qui num dêxa tu drumi, né?

- Se cobre, minino.

- To-im! To-im! Dromi

- Mais, mãe, tá um calor da peste.

- Intão se agüente.

- Mais, mãe, as bichas tão cum raiva mermo...

- Intão, vai lá fora e pega binga de gado e toca fogo numa.

O menino levantou-se e foi ao terreiro: um galo bem próximo cantou e depois mais outros. Um cachorro late, talvez o “Leão” de Seu Zuza.

Toim trouxe o excremento bovino. Entrou, fechou a porta e pôs a bosta de boi e tocou fogo com uma lamparina que estava acesa na sala. A binga começou a fazer fumaça e pôs no canto do quarto. Aí o fumaceiro se espalhou pela casa.

O menino deitou-se e com pouco tempo adormeceu.

Já era madrugrada, quando Toim acorda com as muriçocas lhe ferruando, pois a binga já se queimara toda.

- Mãaae!

- Qui é To-im?

- As bichas?

- Que bichas?

- As muriçocas de novo...

- De novo? Mas que bichas pra gostá de tu! Sabe que de agora em diante vou te chamar de Toim Muriçoca.

- Não, Não, mãe.

- O menino se enrolou todo na rede e foi resistindo ao zumbido e até agarrar no sono.

- Bem cedinho, dona Coló tenta despertar o menino que ainda roncava.

- Acorda, Toim, já é mei-dia.

- O menino exclamou!

- Dêxa eu drumi mais, pois as bichas não dexou eu drumi nadinha de nada

- Mais num rou dizeno qui esse é Toim Muriçoca mermo!

- Toim Muriçoca, não, mãe. Porque eu me alevanto.

- Vá no rio pegar água pra encher os potes, pois estão tudo seco.

- Na noite seguinte, foi a mesma coisa, o menino não conseguia dormir com tantas muriçocas. Então acabou acordando mais tarde.

- Dona Coló, foi até do menino que ainda dormia.

- Ela falou:

- Toim! Ô Toim!

- E toim nada...

- Hum! Respondeu o menino...

- Acorda meu fi, pra i vê uns pau de lenha.

- Mãe dexa pra mais tarde. As bichas das muriçocas num deixaram eu drumir quase nada.

- Outra vez, as bichas das muriçocas...?

- Sim, mãae.

- Vou te chamar mermo é Toim Muriçoca. Levanta Toim Muriçoca

- Mãe, Toim Muriçoca, não, qui me levanto logo.

Então o menino levanta-se e logo vai fazer o seu trabalho de sempre.

A mãe criou uma defesa quando pedia algo ao filho, quando ele choramingava, até ele sair para o quintal, com o corpo todo picado. E ia contra a vontade.

E sua mãe, quando queria alguma coisa que ele não fizesse é só chamar de Toim Muriçoca, que ele logo atendia seu pedido.

E assim o menino cresceu com esse apelido. Ficou rapaz, casou-se com Marieta, essa era filha de Seu Zuza. E sempre que visitava sua mãe, Toim perguntava, mãe a sinhora se alembra, daquele tempo qui a sinhora me chamava de Toim Muriçoca? Sim fio parece qui foi onte...

Gilson Pontes
Enviado por Gilson Pontes em 09/01/2011
Código do texto: T2719509
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.