COISAS DO TIO GU - IX

O Óxido Nítrico

Quer ver brilharem os olhinhos do Tio Gu é quando, em algum momento, se fala em óxido nítrico! Pena que ele nunca termina de me explicar, não sei por quê.

- Um dia todos ainda entenderão que o óxido nítrico é a razão da vida na Terra! – Exclama emocionado.

- Mas, Tio, você fala e fala, e até hoje não consigo atinar o que seja exatamente esse óxido nítrico. (Atiço, esperançosa) -Pode começar tudo do começo, por favor?

-Tá bem – responde o Tio, já se preparando para mais uma das suas aulas enfadonhas de química. – O óxido nítrico é um gás cujo símbolo químico é NO...

- Por que o símbolo químico é NO? – Pergunto, tentando, desta vez, não deixa-lo falar nada que eu não entenda.

- O N é do Nitrogênio e o O é do Oxigênio. Isso quer dizer que ele tem uma molécula de Nitrogênio e uma de Oxigênio.

- Ah! Assim como na água a fórmula é H2O porque contém duas moléculas de hidrogênio e uma de Oxigênio. – Entendi. Continue.

- A altas temperaturas o Nitrogênio e o Oxigênio se combinam para formarem o óxido nítrico, como nos relâmpagos, por exemplo..

- Tio, você me disse um dia que o ar da nossa atmosfera é composto basicamente de 80% de nitrogênio e 20% de oxigênio. Tem um pouquinho de outros gases também, mas não lembro os nomes deles. Isso quer dizer que a fórmula do ar poderia ser N4O? E no óxido nítrico o nitrogênio perdeu 3 das suas moléculas? Se na natureza nada se cria e nada se perde, onde elas foram parar?

- Posso continuar ou não? O óxido nítrico é um gás solúvel em lipídeos, sintetizado pelas células endoteliais...

- O que são células endoteliais?

- Célula endotelial é um dos tipos de epitélio...

- E o que é um epitélio?

- O epitélio é uma camada celular que cobre todas as superfícies internas e externas do corpo...

- Volta um pouco, Tio: O que são lipídeos? O que quer dizer sintetizar? E o que é uma camada celular?

- Chega.