COISAS DO TIO GU - VIII

O Paradigma

- Você conhece, Einstein, Santos Dumont e Coco Chanel?

- Já ouvi falar. De áreas diferentes, mas todos famosos.

- Você sabe o que os três tinham em comum?

- Todos eles tinham gases?

- O que é isso, criatura? De onde tirou isso?

- Ah, sei lá, Tio. É que fiquei com aquela estória dos gases e do colesterol na minha cabeça.

- Não. Todos eles quebraram paradigmas.

- E foram presos?

- Claro que não. Por que seriam presos?

- Ora, por quebrarem para-brisas...

- Não é para-brisa, sua anta. É paradigma.

- Ah! E quebrar paradigma deixa as pessoas famosas?

- Estes, certamente ficaram famosos, porque tiveram talento e sabiam o que estavam fazendo. Acreditaram em si mesmos. O grande problema da quebra de um paradigma é fazer os outros acreditarem neles, daí a importância da persistência..

- Mas, afinal, o que é quebrar um paradigma?

- Paradigma é uma norma, um padrão, uma crença que a sociedade tem como verdade incontestável. De vez em quando, na História, surgem algumas pessoas que apresentam algo diferente, que lutam para modificar esses tabus e quando conseguem, diz-se que quebraram um paradigma.

- E quais paradigmas esses aí quebraram?

- Einstein revolucionou todos os velhos conceitos da Física, com a sua Teoria da Relatividade. Santos Dumont é nada menos que o Pai da Aviação (pelo menos para os brasileiros) e Coco Chanel mudou para sempre a moda feminina, acabando com os espartilhos e permitindo às mulheres o uso das calças compridas e cabelos curtos, entre outras coisas. Isso, considerando os séculos anteriores não foi pouca coisa.

- Mas eu nunca conseguirei realizar proezas como essas...

- Estou falando de grandes personagens da História, mas todos os dias, em todos os lugares, pequenos paradigmas são quebrados e às vezes nem se percebe.

- Tio, dá uma ideia aí: que para-brisa, digo, paradigma eu poderia quebrar? Me deu uma vontade agora de também ficar famosa!.

- Bom, limpar os ouvidos já seria um bom começo...