Hem?? Ham??

Assustei quando cheguei e dei de cara com aquele desconhecido, empertigado dentro daquele colete preto e a gravatinha borboleta.

- Quem é o soldadinho de chumbo?

- Um garçon que o João mandou pra ficar no lugar dele hoje.

- Ele tem uma cara de "sei não".

- Mostra aí, como é essa cara?

Nem respondi, fui cuidar da vida. Cumprimentei a turma da copa e desci até a cozinha que era comandada por dona Efigênia, mão boa pra tempero mas um mal humor daqueles. E a noite foi esquentando, gente chegando, botando pelo ladrão, querendo mesa e ficando à espera. Chico moleza, apesar do apelido era safo - gíria da época igual à despachado - safo até demais. Beto estava trabalhando naquela noite e isso era sinônimo de noite animada. O cara é bem humorado. Mas esse humor as vezes tem um preço meio salgado. O garçon novato chegou até ele, coçando a cabeça e resmungando.

- Seo Beto, como é que se escreve ESTANE REGUER?

- Rapaz, esses nomes estrangeiros tem muitos ypsilones e k mudo e h .

Falou e saiu de fininho, rindo pra dentro. O pobre garçon rabiscou o pedido e entregou ao ágil Chico moleza, que leu, virou a comanda, leu de novo e tornou a virar a comanda e, safo que só ele colocou no barbante e mandou pra cozinha. D Efigência pegou a comanda, olhou, olhou, ficou vesga e mandou em alto e bom som.

- Seis minutos pra subir um strogonof pra mesa 12.

Chico moleza naquela noite não rangou a boia dos funcionários e, provavelmente a Casa perdeu um cliente.