COISAS DO TIO GU - VII

A NOVA ORTOGRAFIA

Peguei o Tio Gu de mau humor ontem. Indignado com umas questões da nova ortografia:

- Você viu que não se escreve mais mini-saia? Agora é minissaia! – Exclamou, com a voz carregada de ironia.

- Sim, Tio. Foi uma das mudanças do novo Tratado entre os países da língua portuguesa. - Respondi orgulhosa por poder informá-lo de algo, pra variar.

- Sim, eu sei disso. O que me espanta é a utilidade dessa mudança!. – Retrucou, destruindo minha ilusão. – Todos os milhões de usuários deste lindo idioma, em vez de estarem discutindo o óxido nítrico (o Tio é obcecado pelo óxido nítrico) ou o nióbio (também pelo nióbio) ou pelo menos a lapidação do estilo literário, pra não sair do tema, agora têm a importante preocupação de memorizar quais as palavras que continuam com o hífen e quais o perderam!

- Que mal fazia o pobre hífen? – Continua, irritado. - Acaso ele deixava a saia mais aberta e agora ela ficou mais discreta? Tudo bem que a moda muda, que as minissaias de hoje já não são mais como as de antigamente, mas mudar a escrita mudará o conceito?

- E o arco-íris, Tio? Toda vez que olhar pra ele agora vou ficar com uma peninha! Ficou aleijado, o coitadinho.

- Nossa! A vida dos brasileiros nunca mais será a mesma! – Esbravejava, já passando da ironia ao sarcasmo.

- E você vem dizer isso a mim, Tio? Eu estou completamente perdida nessas mudanças. Mesmo loira, com anos de escola e a duras penas, consegui aprender a escapar das armadilhas da nossa ortografia, mas agora, não tenho nem idade e nem paciência para aprender tudo de novo. Tiraram o acento da idéia, do pára, do vôo, você viu? Agora tenho que lembrar disso a cada vez que escrever qualquer coisa.

- Pois é, se gastaram tanta energia com esse estudo tão profundo, porque simplesmente não aboliram o hífen,? Por que não acabaram com o CH, que só o corretor do Word sabe a diferença entre chuchu e xuxu? Aliás, qual a utilidade do CH se já existe o X? E as diferenças entre Z, S e X nas palavras: prezado, casamento, e exame? Não! Em vez disso, mexem no hífen, nos acentos...

- E a cedilha, Tio? Eu odeio a cedilha! Você já parou pra pensar como a cedilha é caipira? Olha a palavra PAÇOCA, que coisa ridícula! Podia ser PASSOCA, que além de ser mais chique fica até mais macia de ler. Diga lentamente: passoca. Não te parece mais doce que paçoca? Paçoca parece que tem umas palhas no meio, não sei. Parece doce genérico! E a palavra calção, então: não parece que sobra uma coisa pendurada aí? Podia ser calssão. Fica mais grosso, mais encorpado...

- Pois é. – Interrompeu impaciente. (O Tio sempre me interrompe, como se eu só dissesse asneira!) - Se o S fosse só S e o X fosse só X sobraria mais tempo pra pensar em coisas mais importantes, mas talvez seja justamente esse o X da questão.