COISAS DO TIO GU - VI

A Pronúncia

- Tio, como é o nome daquele cara lá do Irã?

- Quem? O Ahmadinejad?

- É esse mesmo Como se pronuncia o nome dele? Eu nunca consigo.

- Quando uma palavra é longa ou estrangeira, é só dividi-la em partes. Como o H neste caso tem o som de R, ficaria assim: Arrma-dine-jad

- Ah! Entendi! – A gente diz o R como se tivesse um pigarro na garganta, né? Arrrma... Arrma-dine- jad... Entendi. - Credo, Tio! Agora que reparei: o homem é bélico até no nome! Arrma... Falando nisso, por que aquele povo árabe é tão briguento, hein?

- Não existe um povo briguento. Existem povos interessados na guerra por diversos motivos, como para defender suas riquezas ou para se apropriar das riquezas alheias, por exemplo. Mas você está generalizando e inclusive se equivocando, quando diz “aquele povo árabe”, porque os iranianos não são árabes.

- Não? Eu pensava que todos esses muçulmanos fossem árabes.

- Os iranianos são os antigos persas. Não se lembra de ter estudado sobre a Pérsia? E existem os turcos, que também não são árabes. Nem os curdos. E você está confundindo etnias com religião. São muçulmanos todos aqueles que seguem o Islã, a religião fundada por Maomé. Não tem nada a ver com o fato de serem árabes e nem de serem nativos do Oriente Médio.

- Nossa! Não sabia disso. Mas que esse Ahmadinejad é briguento, é. Não vê na televisão as coisas que ele diz? E o que o Brasil tem que ficar bajulando ele?

- O Brasil tem os seus interesses comerciais, assim como qualquer outro país. Ou talvez esteja preparando a opinião pública internacional para quando for a bola da vez. Quando tiver que defender suas reservas de petróleo ou o seu nióbio...

- Ah, Tio, lá vem você outra vez com esse nióbio! Eu só queria saber como se pronuncia o nome do homem!...