COISAS DO TIO GU - IV

A BULA

- Tio, o que é Diclofenaco?

- É um antiinflamatório não esteróide, que controla a inflamação e reduz a dor, da mesma classe que o ibuprofeno e o ácido salicílico...

- Ah, esse ácido aí é aquele que você me disse um dia que vem do Salgueiro, né? É a popular Aspirina. Tem o nome de salicílico por que o nome científico do Salgueiro é Salix-não-sei-o-quê. Lembro vagamente dessa conversa. Você até me assustou quando disse que estudos recentes alertam para o aumento do risco em mais de 40% de infartos e AVC por causa do uso prolongado dessa substância...

- Mas por que você quer saber sobre o Diclofenaco?

-É por causa de um antiinflamatório que vou começar a tomar hoje por conta de uma tendinite. Na bula está escrito que é contra indicado nos casos de reação alérgica a esse tal de Diclofenaco e um tal de propilenoglicol, que nem sei que disgrama é essa. Como vou saber se sou alérgica a essas coisas, se nem sei o que são?

- Mas o seu médico não lhe perguntou se você tem asma, problemas de estômago, rinite, essas coisas?

- Perguntou. E eu respondi que não tenho nada, exceto as narinas constantemente entupidas o tempo todo, mas não deve attrapalhar em nada, já que receitou. Mas também nunca tinha tomado nenhum desses palavrões aí da bula. É a primeira vez que tomo conhecimento disso. Como esse Propilenoglicol! Jesus! O que é isso? Nunca vi esse sujeito na minha vida!...

- Você, com certeza, já teve contato com ele, sim.- Propilenoglicol é um composto orgânico, que serve como hidratante na fabricação de medicamentos, assim como nos cosméticos, nos perfumes, nos corantes alimentícios e em muitas outras coisas.

- Então, quando alguém tem alergia a algum medicamento, pode ser só por causa dele e não pelo remédio em si?

- Sim, por ele ou por algum outro componente que esteja envolvido na fabricação.

- Ta, digamos que uma dessas coisas aí me provoque uma reação alérgica. Como vou saber? Quais são os sintomas? Não me diga que tem o tal do rash cutâneo, pelo amor de Deus!

- Não entendi. O que tem o rash cutâneo com a estória?

- Nada não, tio. É que isso me lembrou uma situação hilária que me aconteceu uma vez, justamente por falta de informação. Passei o maior vexame por causa dele. Mas em outra hora te conto. Tenho que ir agora...