O barulho e a dengue

"UUOOOOOOOOOUUUUUOOOOOOUUOOOOOUOUOOOOUOUOUUOUOM"

O ruído da geladeira era ensurdecedor,irritante.Germano tentava jantar sossegado quando sua mãe entrou na cozinha.A reclamação foi imediata:

__Não aguento mais esse barulho.

__O que você quer que eu faça Germano?__disparou dona Glésia,enquanto lavava as mãos na pia__Já chamei o técnico e ele não deu jeito.

__Mas ele nem mexeu na geladeira__o jovem abriu os braços em protesto,quase deixando o garfo cair no chão.

__Ele calculou que,pela minha descrição,deveria ser um ventiladorzinho que tem lá dentro,mas como na hora da visita o barulho não apareceu ele disse que não mexeria para evitar um diagnóstico errado.

__Mas os vinte reais da visita ele levou não foi?

__Não é culpa dele filho.São regras da firma .

__Sei,e agora eu não posso nem comer em paz.

A filha mais nova entra na cozinha e a primeira coisa que faz é colocar as mãos nos ouvidos.A mãe dá uma bronca:

__Olha o exagero Tamira.

__Mas que horror!__queixou-se a moça__Parece que uma daquelas fortalezas voadoras da segunda guerra mundial está pousada aqui na cozinha.

__Nós vamos ficar todos surdos por causa dos decibéis.__praguejou Germano

__Quem vai ficar mudo?__perguntou o pai,que acabara de chegar naquela hora do trabalho e colocava os sapatos em cima da máquina de lavar.

__Olha aí!__Germano apontou para o pai__Já está acontecendo!

Dona Glésia resumiu a situação para o marido:

__Nosso filhos estão reclamando da geladeira.

__Deixa eles reclamarem;aguça o espírito crítico.__ao final do dia,só restava ao pai a ironia e o sarcasmo.

__Eu nunca vi isso__provocou Tamira.

__Minha filha__sibilou o pai__Na vida a gente vê coisas novas todos os dias,vai se acostumando...Mas Glésia,o técnico não ia vir hoje aqui dar um jeito nisso?

__Ele veio,mas o barulho não se manifestou e ...

__Já sei__o pai interrompeu__Ele disse que não podia consertar,não é?

__Exatamente .

__Então é por que não era para ser hoje.Vamos jantar antes que o Germano coma tudo e não sobre nada para a gente.

Dona Glésia foi chamar a mãe que estava vendo novela na sala e os cinco jantaram,apesar de precisarem quase gritar uns com os outros quando tinham que passar o saleiro ou o vidro d'água entre eles.Terminada a refeição,foram para a varanda dos fundos da casa para "desgastar" a comida.Tamira,a contestadora,reclamou novamente:

__Antes a cozinha era só quente,mas aí era só colocar um ventilador e pronto;agora é quente e barulhenta...

__..E cheia de pernilongos__completou venenosamente Germano

__Com licença__falou pela primeira vez dona Clamíria,mãe de Glésia__Mas desde que começou esse barulho na geladeira eu reparei que os mosquito sumiram da cozinha.Antes,eu tinha que praticamente me estapear enquanto comia para afastar os safados,agora posso comer em paz.

__AH!AH!AH!AH!Que estupidez__disse rindo germano.Tamira o acompanhou na risada.

__Não fale assim com a sua avó__repreendeu Glésia,enquanto o marido sufocava uma vontade perigosa de rir junto com os filhos.__Existe um repelente eletrônico de mosquitos,vocês nunca ouviram falar?Pode ser que o barulho alto realmente afaste os insetos.

Até onde a própria Glésia acreditava na explicação que acabara de dar era um mistério.O mais provável era que estivesse apenas defendendo a mãe.Um silêncio absoluto reinou por alguns minutos.Dona Clamíria aproveitou a deixa e fez um comunicado:

__A partir de hoje e por todo o verão eu vou dormir na cozinha.Não quero me arriscar a pegar dengue.

__Mas mamãe__explicou Glésia__Eu apliquei flitz em todos os quartos,coloquei areia e café em todos os pratinhos dos vasos de plantas...A casa está limpa!

__Eu sei filha,mas já decidi.Estou com idade e não vou arriscar.

E foi assim que aconteceu.Na hora de dormir,sob os risinhos abafados dos netos e o olhar de paisagem do genro,dona Clamíria forrou o chão da cozinha com dois lençóis e se deitou com seu travesseiro de pena de ganso.

Um mês depois,no auge do verão,todos na casa,exceto dona Clamíria ,haviam contraído dengue.Não era a forma hemorrágica,mas mesmo assim foi um martírio.Tamira,Germano e o pai gemiam em suas camas,enquanto Glésia,apesar de também estar "dengosa",conseguia cuidar de todos,ajudada pela mãe.

A família,desde então,incorporou o hábito de dormir na cozinha nos meses quentes do final do ano.Era apertado mas era seguro.O barulho e o calor ficaram em segundo plano.O técnico nunca mais foi chamado.

Dona Clamíria estava certa.Não sei como nem por quê,mas estava.

arqueiro
Enviado por arqueiro em 12/12/2010
Código do texto: T2667866
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.