Zé Mendonça foi um rezador afamado que viveu pelas bandas das Lavras da Mangabeira, município do sertão cearense. Muitas pessoas buscavam seus serviços para curar doenças graves, benzer chocalho e proteger o gado do tingui, e também em busca de apoio em situações que o homem comum não conseguia resolver.

     Em uma forte estiagem da década de setenta, vários sítios do município lavrense sofreram com incêndios em suas matas e roças. Um preocupado agricultor do distrito do Arrojado procurou Zé Mendonça para conter o avanço do fogo. O serviço foi contratado e as fortes rezas começaram.

     Passadas algumas horas o lavrador voltou ainda mais preocupado:

     - , o fogo tá é aumentando. Num tá respeitando nem os aceiro que a gente fez perto das cercas.

     - Me diga direito como começou esse fogo? – perguntou o famoso rezador.

     - Foi só um vizin atear fogo na broca dele com isqueiro que a bagaceira começou.


     Já retomando o ritual das orações, Zé Mendonça justificou:


     - Entonce foi isso. Eu tava rezando errado. Tava rezando era pra fogo riscado de fósco*.

 

* Redução para fósforo bastante usada no sertão nordestino nas palavras proparoxítonas.
Colaboração: Maria de Lourdes Souza
(imagem Google)