NA MIRA DOS POLITICAMENTE...CORRETOS!
Quem assistiu o último debate dos presidenciáveis DILMA ROUSSEF E JOSÉ SERRA, produzido ontem pela rede globo de televisão, decerto teve a impressão de não se tratar de eleições no Brasil.
Aquilo parecia um show dum "outro mundo de primeiro mundo".
A começar pela eufórica apresentação do bonitão William Bonner, me permitam esta minha efusiva, sincera e respeitosa manifestação de opinião feminina. O homem estava radiante, só não entendi com o quê.
Será que era com as prévias?
Porém, a gente não sobrevive só de "belezas", embora a belezura dos discursos estava por demais!
Devo confessar que desliguei a televisão exatamente às zero horas, sob o repúdio do entorno, com aquela sensação de fim de festa e de fim do mundo, e com uma satisfação um pouco esquisita.
Pensei:"Nossa, que beleza de Democracia essa nossa, tudo tão certinho, tudo tão educada e politicamente correto" que por um momento senti orgulho da nossa cidadania.
Verdade.
Ali todo mundo pedia licença para se esbarrar no outro e resulta que a minha dificuldade de hoje é diametralmente oposta à minha dificuldade de ontem: não sei agora qual seria o MELHOR DOS CANDIDATOS, ENTRE OS DOIS MELHORES!
Taí, deve ser a força das palavras.
Tanta proposta boa, tanto otimismo, tanta promessa de melhora da já tão maravilhosa situação, tudo arrematado com o laçarote do sorriso do Boner que , sinceramente, agora sim é que me perdi.
Depois pensei mais um pouco e entendi:" tá certo, nenhum candidato é obrigado a fabricar provas contra si mesmo", então tá. Fiquei bem mais calma com meu próprio entusiasmo e indignação. Nem Freud explicaria...tanto sentimento desconexo.
Tenho que me decidir. Difícil, hein? Voto em branco não dá. Acho uma manifestação política muito pobre.
Voto nulo também é uma maneira de dizer: "não concordo com nada disso, mas também não me sinto à altura de missões impossíveis...a de ao menos arriscar alguma mudança.
MUDAR. Talvez seja esse o meu verbo.
Ou melhor, mudo o verbo para: CONCORDAR. Dá ou não dá para se assinar embaixo do cenário atual? Está contente? Então concorde.
Não está? Então tente uma mudança. Mesmo que seja quase impossível, vamos lá, tente!
Senão, algum dia ainda corramos o risco de não precisarem mais da nossa opinião.
E olha que o risco me parece bem alto.
Eu, como percebi a cabeça do candidato novinha em folha...dum brilho impecável, mesmo depois da maldosa bolinha de papel, acho que vou mirar e apostar nela!
Pilm! plim" E não é o da Globo não. É o da varinha das fadas...
Porque a mágica da telinha é mais fácil de se fazer, e já me parece clara e efetiva demais...
Boa mágica para todos!
NOTA: Embora eu esteja falando em fadas...amanhã mesmo será o dia das bruxas. (Haloween)