Dunga: "Gostaria que a seleção tivesse 11 Josués"
O que era para ser uma coletiva de imprensa rotineira da CBF, nesta terça-feira, na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, após mais um treino da seleção brasileira, ganhou contornos polêmicos. O treinador da equipe canarinha, Dunga, surpreendeu os jornalistas com declarações inusitadas: “Se houvesse uma maneira, eu gostaria que a seleção fosse composta por 11 Josués”, disse, abrindo a coletivo em tom de desabafo e insatisfação.
Espantados, os jornalistas que lotaram a sala olharam entre si, incrédulos, perguntando se aquilo seria algum tipo de brincadeira ou deboche. Quando perceberam que Dunga falava a sério, um repórter questionou sobre qual seria, então, a importância de Kaká, Robinho e Lúcio no time. Dunga deu de ombros e respondeu: “Olha, sinceramente, trocaria os três pelo Josué na hora, sem qualquer hesitação".
"Apesar de o Josué não chegar a 1,70m de altura e ter um tipo físico franzino, confio mais nas habilidades defensivas dele do que nas do Lúcio. Ele tem uma impulsão impressionante, quase sobrenatural mesmo, e deixa o Lúcio, que tem 1,88m, no chão. E é muito mais jogador do que esses três juntos, além de ter um carisma infinitamente maior", afirmou.
"Aliás, se eu pudesse, escalaria o Josué também no gol – o Júlio César, apesar de ser considerado por muitos o melhor goleiro do mundo, não tem uma fração da agilidade do Josué", completou o treinador.
As declarações bizarras não terminaram por aí. “Acredito sinceramente que uma seleção formada por 11 Josués seria imbatível - provavelmente não teríamos o menor problema para despachar o time de 1970. Ou até uma combinação entre os times de 70 e 82, mais o Romário”.
De acordo com Dunga, a CBF já recolheu e estuda material genético de Josué e iniciará em breve um programa de clonagem do jogador, cujos olhos virão equipados com um dispositivo que soltará raios infravermelhos que poderão derreter qualquer adversário instantaneamente.
* texto escrito durante a Copa do Mundo de 2010