DAJAH'

               O sol mal tinha nascido, os homens saindo para o trabalho e naquela casa do meio da quadra as luzes ja' estavam acesas fazia muito tempo, e as mulheres da rua ja' saindo para varrer as calçadas com as vassouras nas mãos, desculpa para começarem as fofocas mais cedo do que o costume ...uma nova vida estava chegando.

               E o choro da criança chegou ã rua agora lotada, cachorros latindo, meninos correndo, meninas curiosas querendo ver a a nova menina que diziam havia chegado e as mulheres querendo saber o nome dela...

              Dajah' dizia a avo' agora no portão e as mulheres da rua perguntando umas 'as outras :- da' ja'????...isto e` nome?...coitadinha, diziam as fofoqueiras e saiam apressadas espalhando a noticia pelo bairro inteiro....

              E quando a fofoca chegou na casa da negra boa , rezadeira de primeira, curandeira de sete ervas e tiradeira de bicho-de-pe' na primeira espetada  era vapt vupt e ela com uma pequena agulha tofff espetava a cabeça do bicho- de pe' e trazia o bicho espetado na primeira, fechava o buraco que ficava com alcool cortido na canfora e arnica, era tiro e queda, o buraco fechava no dia seguinte e nha' Bastiana quando soube do nome da nova menina apenas balançava a cabeça...e tadinha da Dajah' pensava ela...tadinha!!...

              E nha' Bastiana conversava com nha' Dita, negra mais velha que ela ainda e nha' Dita quando soube do nome da nova menina falava:- 

              E'hhh sim nha` Bastiana, nome tem muito a ve com a pessoa..se tem, nome tem que se escolhido certo se não trapaia a vida da pessoa pro resto da vida,se trapaia!!!

              E Dajah' crescia dia a dia...e o tempo da escola chegou...e la' foi Dajah' para a escola 

                Ela, coitadinha, chegou em casa chorando de volta do primeiro dia de aula na escola Municipal do bairro Imperatriz, bairro pobre e de classe media baixa, mais para baixissima mesmo e todos nos sabemos como são as  crianças, principalmente moleques marvados das escolas pobres da periferias, e nas escolas ricas são ainda piores, danados moqueles ruins, maltratam meninas e mais ainda as meninas lindas e pobres, que as ricas ohhh dão-lhes com as linguas nos dentes, e' so' abrir a boca e falar o nome do pai ou da mãe...se afastam na hora os danados dos moleques riquinhos...sabem muito bem os pais e mães que tem..se sabem!!! nas classes pobres pelo menos as mães são um pouco, so' um pouco melhores, que os pais tambem...uhhhh!!! pingussaiadas!!!...e ela, DAJAH', chegou chorando do primeiro dia da escola...tadinha!!

          E a mãe da Dajah' perguntando :- o que minha fia?

         Os moleques marvados mãe ficam gritando meu nome Da'jah,....num da' despois..da'haj ..Da'jah  Daja'h.....
por que ? mãe? por que?....e a mãe da Dajah' para ela não conseguia explicar..tentava, mas a coitada da Dajah' nao entendia...tambem, como iria entender? tinha menos de oito.....

          E Dajah' crescia, crescia as coxas, crescia a bunda,  crescia os peitos lindos, ficaram enormes os peitos da Dajah' , coisa de louco e de louca, e a molecada da rua, do bairro e da cidade toda toda enlouquecida e aquecida para dar a primeira partida naquela carroceria e Dajah' fazia ja' ja' seus dezoitos louca para comer biscoitos, mesmo que fosse amanhecido e duro, melhor ainda pensavam todos que biscoito na rosca molhada huuuuuuu!!! quão apetitoso e'...se e'!!!..e de quem seria o '' biscoito '' que ela comeria??

         E o Circo Aratuba chegou na cidade pela unica rua de asfalto que havia e foi direto para a periferia pelas ruas de terras empoeiradas que eram a maioria ,e o circo foi indo direto para o bairro Imperatriz e todos os artistas se exibindo como seria a apresentação logo mais 'a noite...

          Dajah' a roupa lavada no varal estendia quando viu o circo chegando..largou a tina da roupa lavada ali mesmo no chão embarreado e correu pro meio da rua para ver o circo passar, ela sabia...cade dinheiro para di noiti eu ve? vejo agora e num tenhu que ir ve mais não.e viu, viu o que queria ver e num devia ver, mas viu...viu o '' paiaço '' Maqule'....aquele que ela queria ver, e na outra vez que o circo viu, viu quem ela queria em seus sonhor ter.

           E o '' paiaço '' Maqule' vinha vindo sorrindo, a cara toda de branco pintada, as roupas coloridas, a boca enorme e vermelha, puxava pela coleira um cachorro de pelucia todo sujo de poeira e uma buzina tocava e gritava:-

          E o '' paiaço '' Maqule' o que e'??

          Ladrão de muie'...respondia a mulecada marvada

          E Dajah' era disto que gostava...sonhava em ser roubada pelo '' paiaço '' Maqule'...e isto ja' durava dois anos..desde a outra vez que por ali o circo passou, mas Maqule' era casado, tinha mulher e filhos...então pensava ela , como ele poderia me roubar e com ele me levar???

          E nesta noite de estreia ela colocou uma sandalia nos pe's, seu melhor vestido de chita colorida, passou po' de arroz e rouge vermelho e criou coragem e foi esperar seu '' paiaço '' terminar seu trabalho e sabia, ele sempre saia para fora para ar tomar....e foi isto mesmo que ele viu sentada em cima de umas caixas..Dajah',e veio na direção dela, ela levantou, ele agarrou, seu nome perguntou e ela dizia:- Dajah'...ele louco ficou, aqueles peitos agarrou e ele pedia :-repete... ela repetia Dajah'...Dajah'''..ele enloqueceu...Dajah' dava a rosca, ele o '' paiaço '' Maqule' dava o biscoito....deixou a rosca dela toda branca de po' de alvaiade que tinha passado na cara...ela deixou o biscoito dele todo melado com seu mel....foi aquela festança!!!

          Dajah' quando tudo acabou um susto levou...ele, o paiaço Maqule' era negro...ela pensava que ele fosse branco da cor da cal, do alvaiade que na cara passava...
não gostou e correndo dali saiu....mas tinha gostado  de comer o biscoito...queria mais, muito mais vezes..queria!!

           E toda noite na mesma hora vinha comer biscoito queimado e gostava, mas so' se ele estivesse de cara branca feito quem levou susto de fantasma....de cara limpa ela para ele não dava, de jeito nenhum para ele dava se ele de cara limpa estivesse...era branco que nem fantasma ou  '' nada ''...ele a cara, o corpo inteiro se preciZasse pintava...coitado!!! tava tarado mesmo...taradão

          E Dajah' agora que ja' tinha dado,queria que ele a roubasse e não na cantoria ficasse, ele cantou pela ultima vez na saida do circo...e o paiaço o que e', e ela respondendo...e' ladrão de muie'...e ele fugindo com ela por outras ruas empoeiradas da cidade, largando o circo, mulher e cinco filhos, que Dajah' a que ja' tinha dado, mais um dele no bucho agora carregava...

           E foram trabalhar na fazenda Mato Dentro la' para as bandas da cidade de Goiabeiras do Norte, ninguem conhecia os dois por la'....e tiveram muitos filhos por la'

          A unica coisa que o antigo paiaço Maqule' achava ruim era que toda noite para se deitar tinha que a cara de branco toda pintar, se vestir como o verdadeiro Maqule' para que Dajah' para ele desse...e pelo numero de filhos que tiveram, muitas vezes, se não todas as noites , ele pelo visto se vestia de paiaço Maqule'....tambem!!! com aquela
'' muie'  '' quem não se vistiria??....pedaço de bom caminho Dajah' era...se era!!!  mulherão!!!

          Paiaço Maqule' moço morreu...estava nos seus 44

          Não aguentou a '' potranca '' da Dajah'...que nos seus 35 estava...e que de velha morreu.. 99 tinha quando morreu

           Dizem por la', por aquelas bandas, que ela ainda muito tabalho deu para outros palhaços de cara toda de branco pintada....se e' verdade? quem sabe? so` ela e os palhaços para quem ela trabalho e rosca deu..so' eles, e ela...mas ela ja' morreu...ficamos sem saber, mas eu acho, acho não, tenho certeza....sim, deu sim..

           Ja' não dizia la' no começo nha' Dita ? :-

           Nome tem muito a ver com a pessoa que o nome recebe?...cada um tem o nome que merece, se tem..tem sim...eu tenho o meu, voce tem o seu..ela Dajah' teve o dela e dele fez bom proveito, não fez???

          Se fez!!!!!!


                      ***************************




WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 10/10/2010
Código do texto: T2548092