Zerbineta


        Não, não...ou e' 'opera ou nada.Eu sou cantora de 'opera,ouviu?   'opera...'opera entendeu?....bateu a porta do escritorio do agente que estava tentanto achar uma maneira de Zerbineta estrelar, atuar,  gravar alguma coisa...decente!!!..Scapirno nao conseguia achar  nada , tambem com aquela voz da Zerbineta quem a colocaria em uma '' `opera ''?

        Não que fosse uma voz ruim, não, não era ruim, mas era uma voz comum, e tinha o timbre assim assim, e o que era aquilo?que tipo de voz? soprano? contralto? ou berro da vaca? vaca berra? ou seria.. muge? ..aprendi na escola, mulher berra, vaca muge..então a voz dela parecia um '' mugido de vaca? '' mas quem a faria desistir de ser cantora de `opera como dizia que era...ninguem!!

       Scarpino era um agente danado, antes de qualquer coisa era tarado, quem para ele não dava a escada da fama na galgava, fosse mulher , homem ou ate' a Lassie, a cachorra atriz, ou seria? uma atriz cachorra? quem sabe? quem saberia? so' ele Scarpino sabia, mas não contava, era discreto, sabia segredos de todo mundo que era para suborna-los,  ele sim, Scarpino, era um ser sem alma, a alma dele tinha ficado no outro mundo...ele, Scarpino, era entao uma alma de outro mundo...e ainda por cima, penada, alma penada era ele que era sem alma...que coisa!!!

          E ele ficou sabendo que Zerbineta era cigana, grande coisa nao e'? mulher cigana, cigana mulher que diferença '' feiz ''? mas como Zerbineta tinha fugido da sua tribo para casar com um não cigano, ela amendontrada e temerosa que sua tribo atras dela viria nao dizia para ninguem isto, mas para o escroque do Scarpino disse e ele isto agora usava, ou ela dava ou ele contava onde ela estava..ela dava!!! e como ela era gostosa e tambem gostava de dar, dava, e quanto mais dava mais Scarpino queria e ela nao negava, tornava a dar e assim ficava, dando, e ele comendo,  dia e noite noite e dia...coitada!!!

          E ele, Scarpino no palco não a colocava, nem em 'operas e nem no radio, muito menos na tv, ela então nao ganhava dinheiro e sem dinheiro quem vivia?, ela vivia, vivia 'as custas do danado,tarado do Scarpino, que na `opera nada arranjava, muito menos em radioe tv...e ela, Zerbineta insistindo, pedindo, e nada... 

          E um dia Zerbineta se cançou e de agente mudou.

          E em treis dias Zerbineta ja' no palco cantava.

          E a povão feito louco aplaudindo aquela que agora cantava tão linda musica e Zerbineta pensava:- 

          Como fui boba, diota mesmo, queria cantar `opera, achava que tinha voz para isto...que nada!!! me vejam agora, que entrada triunfante...melhor que da Aida, aquela tonta, boba, diota!!, aquilo la', `opera não e' pra mim...isto sim e' pra mim, este povo brasileiro , lindo povo brasileiro,esta turba ,pertubada turba, que gosta de banda, este povo brasileiro que nas ruas , nas janelas e nas praças ficam vendo a '' banda '' passar e '' arregassar'' com os ''dobrados'' reais, somem com tudo, isto sim e' pra mim...e a boca abriu e da garganta saiu a mais linda voz maviosa que o povo ja' ouviu e assim cantava a musica que o povo gosta...  

                                 

TRISTEZA DO JECA
(Angelino de Oliveira)

Nestes versos tão singelos
Minha bela, meu amor
Prá você quero contar
O meu sofrer e a minha dor
Sou igual a um sabiá
Que quando canta é só tristeza
Desde o galho onde ele está

Nesta viola canto e gemo de verdade
Cada toada representa uma saudade

Eu nasci naquela serra
Num ranchinho beira-chão
Todo cheio de buracos
Onde a lua faz clarão
Quando chega a madrugada
Lá no mato a passarada
Principia um barulhão

Nesta viola, canto e gemo de verdade
Cada toada representa uma saudade

Lá no mato tudo é triste
Desde o jeito de falar
Pois o Jeca quando canta
Dá vontade de chorar

E o choro que vai caindo
Devagar vai-se sumindo
Como as águas vão pro mar.
 

Esta toada nasceu em Botucatu, SP, em 1918, popularizando-se no interior paulista por volta de 1922. Então, gravada pela Orquestra Brasil-América (1924) e pelo cantor Patrício Teixeira (1926), ganhou o país, convertendo-se num dos maiores clássicos de nossa música sertaneja.

Muitos gravaram, gosto de todas as gravações, mas esta ai acima eu ouvi com a Maria Bethania...vai ouvir se voce ainda não ouviu, vai va'...vai gostar!!!

                                ((((((((((((((((((       )))))))))))))))))))

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 27/09/2010
Código do texto: T2523900
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.