HUMOR – Na Missa - II

 

            O vigário da capelinha de uma cidade daqui do interior de Pernambuco, contam os do domínio público, era apaixonado por tabaco, cujo nome mais apropriado é rapé ou torrado. De seu costume, na hora da homilia, dar um cheirinho naquele pó divino que desentope as narinas. O recipiente do produto era chamado cheiradeira ou corrimboque, muitos eram feitos de chifre de animais com a respectiva tampa.

 

            O estoque do padre estava acabando. Chamou o seu fornecedor de alguns anos e fez o seu pedido com a maior urgência possível, eis que tudo indicava o restante não daria para a missa do domingo.

 

            O produto estava em falta no mercado, e o rapaz endoidou de procurar até mesmo em cidades vizinhas... e nada. Até que passando no asfalto quente da cidade, fervendo praticamente, viu aquele cocô seco esparramado na estrada, e teve uma ideia genial. Pegou sua espátula e conseguiu captar todo o material, que seria a sua salvação... Não poderia falhar com o compromisso!

 

            Pois bem, ao chegar a casa danou-se a pilar o material naquele pilão que havia herdado de seu pai, até que transformou tudo num pó bem fininho, cuja cor era parecida com a do famoso rapé.

 

            Abasteceu sua vasilha e foi direto à Igreja, isso já no sábado à noitinha. – Pensei que você não viria, falara o padre! – Qual nada, senhor, jamais falharia com a nossa freguesia, e encheu o corrimboque do velho sacerdote. – Quanto é que vai me cobrar? – Desta vez é cortesia, meu bom padre, fique com Deus. – Obrigado, siga em paz.

 

            Na hora da pregação, na homilia, o padre ia falando mais ou menos assim: “Meus irmãos, minhas ovelhas, meus paroquianos, todos vocês sabem que a igreja católica apostólica romana (dera uma pausa, abrira o recipiente com o pó e aspirou duas pitadas nas narinas com uma ambição desmedida) e completou: É merda pura”.

 

            O fornecedor, que estava na cadeira da frente dissera: “É não seu vigário, isso é pó dela”... E a risadaria foi geral.

 

Ocorrência igual é mera coincidência, ficção.

Em revisão.

ansilgus
Enviado por ansilgus em 23/09/2010
Reeditado em 23/09/2010
Código do texto: T2516030
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.