'' de tanto que fussa-fussa, tanto fussa ate' que fura...nada dissso..ate' que se descobre perolas na net...e eu queria, quero e vou querer sempre descobrir coisas assim como o texto abaixo...uma perola nos dias atuais...divirtam-se


           

               '' PRESIDENTA...HO'SPEDA...SOLDADA ? ""

                

                   Presidente ou Presidenta?

Sobre o assunto o Prof. Hélio Consolaro explica:

A predominância do masculino na língua reflete o machismo. Se houver numa sala 39 mulheres e um homem, o orador deverá usar o masculino na sua invocação: prezados senhores… No máximo, falará: prezadas senhoras e prezado senhor. Ofenderia o macho presente se o orador generalizar pelo feminino e dissesse apenas: prezadas senhoras.Assim, em passado recente, não havia feminino de presidente e nem de hóspede. Agora, depois da luta das mulheres na sociedade, os dicionários já registram e a gramática aceita os femininos: presidenta, hóspeda.

Por que isso não acontece na hierarquia da Polícia Militar? Na entrevista desta Folha, edição de 1.º/6, Katia Damasceno Sabino foi tratada por soldado, nada de soldada.

Nenhum dicionário registra o feminino “soldada” e tampouco “sargenta”, apenas Luiz Antonio Sacconi em sua “Nossa Gramática – Teoria e Prática”, Editora Atual, admite tais flexões.

Na verdade, a Polícia Militar, com a presença da mulher em suas fileiras, mantém a estrutura machista, segura a feminização das patentes na divulgação de seus documentos oficiais. E gramáticos e jornalistas concordam com isso.

Não se sabe como as soldadas se sentem sendo tratadas como homens, mas há mulheres que escrevem versos e não gostam de ser chamadas de poetisas, querem ser tratadas de poetas, acham que o feminino as desvaloriza. Isso também é machismo, e pior, machismo do feminino.

Talvez seja apenas preocupação de um professor de Português e os soldados femininos estejam gostando desse tratamento.

fonte:Hélio Consolaro é professor do Ensino Médio e jornalista

              
Eu seria com muito orgulho a Presidenta...de qualquer coisa, do Brasil, da Associacao de Bairos, etc.etc..Presidenta, e nao Presidente...desaforo!!! Presidenta...Presidenta...vai falando para voce mesmo ouvir, vai repetindo, a repeticao vai te acostumando e pronto, quando ve ja' se acostumou com a Presidenta...ta' falado?

           Ja' escrevi aqui no recanto um texto que intitulei:-

           "Ahhh como eu queria ser uma poetisa'' e nao poeta...que para mim poeta sempre foram os maravilhosos homens e nada diminue Cora Coralina, Cecilia Meirelles ou outras lindas poetisas de serem assim chamada...poetisas!!! e nao poetas que ela nao sao...poetas tem almas masculinas, poetisas tem almas femininas e mais coisas..uma delas? anjos!!!..eu se soubesse versos rimar...seria uma poetisa com muito orgulho...se seria, mesmo sem ser gosto que me chamem assim..poetisa!! ahhh esta palavra!!! parece a propria poesia.nao parece?

           Eu seria sim com muito orgulho uma '' soldada'' e nem me importaria com os comentarios maldosos e machistas dos machos de plantoes....ei voce ai, AMelia...ohhh soldada Amelia..vem ca' vem...vem ficar bem soldadinha aqui ohhhh...e como sempre, nojentos!!! levariam a mao naquilo, juntariam tudo junto e levantando aquilo me apontariam...que nojo!!! machistas!!

          E eu seria sim, soldada, caba, sargenta, capitana, coronela, comandanta, generala, sei la' mais o que..desde que terminasse em '' A ''...feminino, feminina sou!!!...pode soar estranho agora, no comeco mas depois passa, acostuma..tudo e' assim nesta vida...questao de acostumar ja' me dizia Valteco, o meu cabelereiro, maravilhoso...questao de acostumar diz ele, ele pelo visto esta' bem '' acostumado'' e fala com certeza do que fala, senao nao falaria..nao e'?...se e!!! lindo!!!

         Vamos aguardar entao para ver o que vai dar...se mudam ou nao o cortina do teatro, que e' para ver se melhora a peca teatral...vamos aguardar e torcer, e esperar...que e' o unico remedio que resta...esperar para ver no que vai dar...

         Vai dar na cabeca?..hummm!!! esta' dificil de saber, se esta'!!

                                  ((((((((((((   ))))))))))))


AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 09/09/2010
Código do texto: T2487945
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.