'' PAIXAO ,  AMOR  ou SIMPLICIDADE?? ''

         Zeca  nasceu para o trabalho.Sempre trabalhou.

           Dejenane nao. Fooolgaaadaaa!! 

           Mas aos 16 era boa e gostosa, vivia lixando unha, da mao, do pe'...lixava, lixava e nada adiantava sua mae ralhar, continuava lixando e Zeca um dia a viu...

           Ele ja' tinha 20 e ela tambem viu. 

           Se amaram naquela hora mesmo, ele depois que fez amor com ela, voltou a enxada pegar, sujo mesmo, ainda cheirando a coito, ela depois que fez amor com ele e cheirava a coito tambem, sentada de pernas abertas, que nao conseguia fechar, doia,  gemia, um pouco de sangue ainda saia, lixava as unhas dos pe's e das maos...nem ai!!!

            Quando o amor comecou a empurrar a barriga dela para fora o pai dela foi categorico:- ou casa ou casa, se nao casa morre, se casa quer casa?, entao...trata de construir..ele  Zeca em um mes uma tapera construiu..casou, mudou e mais amor e filhos nela fez..um atras do outro...um outro atras de um..uma recua...e Zeca trabalhando, Dejenane parindo a mae dela criando, ela continuava entre um parto e outro lixando as unhas, e mesmo durante a gravidez e ate' na hora do parto...lixava as unhas, do pe'...da mao..que mania nao???, era lixadeira mesmo a Dejenane..se era!!

           Mas Dejenane tinha uma coisa de bom, uma so' nao, varias, mas uma era mais boa do que todas as outras reunidas juntas...amava Zeca, tudo dele perdoava, se e' que tinha algo para perdoar, ninguem nao sabia ,nunca soube, e nunca sabera se havia..havia?
se ele errava ela ja' dizia: - coitado!!! foi sem querer...se ele dizia algo ofensivo 'a alguem....liga nao, coitado, tava nervoso, vai ve, quando ele se acalma' ate' descurpa vai pedir sim senhor...Zeca pedir desculpas 'a alguem? pedia nada...esquecia e acabou.. e ela sempre ""  O "" protegendo com mao firme mesmo.

           Zeca chegou aos quarenta e ninguem sabe o por que? por que?  que uma tarde da lida no campo chegou, deitou e foi avisando :- nao trabalho mais..e nunca mais trabalhou!!

           Dejenane ouviu, escutou, nada disse, so' pensou:-

           Isto passa ta' nervoso, amanha levanta e ate' se esqueceu..mas esqueceu heim?...Dejenane chamou:-

           Zeca? levanta 5 horas...Zeca na cama sentou, os olhos esbugalhados, os cabelos arrepiados e num voz grossa foi logo dizendo:-

            Mulher eu nao trabalho mais um dia na minha vida...quem quiser trabalhe por mim..voce e sua recua de filhos...vao tudo trabalhar mais ainda para a mor de mim sustenta'...e assim voltou a dormir...e agora era assim....

             Dormia de manha, dormia de tarde, dormia de noite..era noite e dia , dia e noite..dormindo!!!

             Nos primeiros dias ate' na cama mijou, so' nao cagou por que sentiu o molhado , o cheiro, e levantou e foi para o banheiro, ja' que estava la',.aproveitou, fez barba, tomou bancho e suas necessidades fez...voltou dormir...dormia entao todo dia, a semana toda , o mes todo , o ano todo...faltou nada?

             E Dejenane sempre justificando...ta' cansado, ta' doente, menos o que tinha ela falava...e' preguicoso!!!

             E o moral da'' estoria''...dei uma volta loooogaaa para chegar onde comeca a verdadeira '' estoria'' do Zeca e Dejenane...um domingo pela manha, Zeca dormindo...

             As criancada fazendo o maior barulho, correndo, e ja' era perto do meio dia..Dejenane bem calma, baixo, dizendo:- criancada nao facam barulho, seu pai esta' dormindo, coitado, ele tem direito, afinal ele e' o dono desta casa...e o '' UNICO '' dia que ele tem para dormir ate' mais tarde e' o domingo, coitado!!! deixem que ele durma, necessita descansar...tadinho!! 

             As criancas se olharam como nada entendendo e para fora foram saindo, os maiores levando os pequenos, a casa voltou ao silencio sepucral que agora por la' havia...a mae dizendo que o pai precisava descansar dia e noite, noite e dia..tadinho!!!

             Quem me contou nao mentiu, com certeza, foi o filho mais velho, que assim que pode de casa saiu e assim foram fazendo os outros tambem..e agora la' na tapera so' mora Dejenane e o Zeca

              Zeca esta' cumadre?

              T'a sim cumpadre, mais ta' dormindo ainda..num posso acordar ele nao, cumpadre...que qui o ce precisa?

              Ela ouviu, foi pros fundos, ele seguiu e la' ela deu o que ele precisava....ele comeu, comeu, e a frigideira lambeu, nao sobrou caldo nenhum!!!

             Que coisa!!! nao? que Zeca mais dorminhoco nao?

             Vai dormindo vai Zeca..que quando marido nao come o cumpadre come , e come bem comido, lambe o prato e ainda por cima quer mais, e repete sabia Zeca?

              E como o cumpadre tem repetido!!!

                            ***************************
          
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 06/09/2010
Reeditado em 06/09/2010
Código do texto: T2482038