A ARTE DO VOTO MNEMÔNICO:

Já escolheu seus candidatos? Eu ainda os procuro.

Agora há pouco estava eu por aqui a assistir a propaganda eleitoral e a me confundir toda com os números dos candidatos às próximas eleições. Queria votar direitinho...votar em propostas exequíveis.

É tanto candidato, tanto cargo e tanto número que pensei na ideia de usar a tal da ciência mnemônica para memorizá-los, aquela que vincula nomes a atos ou fatos, como artíficio facilitador da memorização. Por exemplo, o vocábulo trabalhador a lembrar trabalho de fato...trabalho duro...

Então comecei a pensar em bons atos políticos , um bom ato aqui, votarei naquele ali...

Não deu certo, posto que me perdi mais ainda. Difícil isso!

Então tive uma ideia melhor, raciocinei ao contrário, decidindo mnemonicamente em quem não votar: um mal ato aqui não voto naquele ali, e fiz uma mnemônica assim...resumidamente numérica.

Se for candidato com histórico ou tendências ao 171 do código penal, tô fora.

Achei que seria mais fácil e mais coerente com a tal da ficha limpa, que em última análise lembra limpeza...de bem limpinho!

Mais fácil? Que nada, agora sim é que estou sem candidatos para todo o sempre.

Alguém teria alguma sugestão melhor para se votar mnemonicamente...algo que lembre consciência e memória limpa?

"in memórian aos bons políticos, aos que já se foram..."