'' ARISCO...que nem corisco "

            A cidade e' pequena, voce olhando da janela de um aviao, ela parece toda ''amontada'' , pequenina. perdida naquela imensidao...fica em um vale, Vale da Perdicao, onde dizem, dizem,......mas nao provam, que falar e' facil, dificil e' provar, nossa!!! nao? que coisa!! para isto, provar,e' necessario uma corte, um juiz, um batalhao, um dinheirao, corrupcao, pra que isto tudo nao? nao seria mais facil nao ter falado?..bao, vamo la' entao ao qui interessa...dizem que na cidade pequena chamada de Alegria, que fica no Vale da Perdicao, entranhada na serra da Purificacao mora  Jana , a baiana...eta baiana arretada soh!!!,  Jana!!!! tao boa, sabe? que nem rima para o nome dela acho? de tao boa a Jana..a...a..nao sai da cabeca nada, nao me vem inspiracao...nada...Jana!!!

                 I qui qui teim istu dimais?..qui na cidade da Alegria que fica no Vale da Perdicao na serra da Purificacao mora a Jana? qui??? mi fala, qui qui teim?...nada!!!

                 Nada nao, senhores e senhoras,  Jana, a baiana e ainda por cima arretada e' casada com o Dunha, aquele sabem? que raspa o cu' com a unha?...credo!!! qui nojo!!! nossa Melia, ce tao fina, tao mitida escrevendo estas coisas porcas?? ahhh se tua mae sabe Amelia!!! aiiii sim qui ela vai te chama de bedelia metida xereta, aiiii sim!!!...dexa pra la'!!!..

                 Vamo continua'?...onde eu estava mesmo? me interrompem toda hora, fico ''trapaiadinha...trapaiadinha"", esqueco o que tava escrevedo, quarque' dia inda ''fasso'' uma besteira por aqui..mato um, mato dois, mato treis, eles costumam ,viram fregues...viu nao disse? me '' trapaioh, me trapaiaram, fasso bobeiras e muito mais ainda besteiras...sou bobagenta, besteirenta que so' vendo!!..ahhh!! Jana, a baiana...e' mesmo, ta' vendo ? ja' tinha ate' isquissido dela, tada!!! tao boa, so' vendo!!

                 Jana, a baiana e' casada com o Dunha, aquele...
que tem o apelido de '' arisco'' que nem corisco...que eu nem sei porque ''botaram'' este apelido nele...por que sera' heim???, mas e' aquele negocio, eu ja' expliquei la' ''arriba'', dizem, mas nao provam, que este apelido ganhou de moleque ainda, atirava pedra em todo mundo, em qualquer lugar, era um pedrerento, para nao dizer , um lazarento, um atirador de pedra nas cabecas das pessoas , de primeira, e de primeira acertava, nao tinha segunda nao...

                  Atirava e pimba!!! acertava...e, outra vez o dizem???...dizem ..e quando era de '' estilingue'' entao?....era vaptu vupt...pimba!!! pedrada na negada!!! e quem achava quem atirou a pedrada na cabeca da negada? 

                   Achavam nada, saibam, que saber todo mundo sabia, mas de novo, cade a prova?...provem!!! ninguem provava, dizem, outra vez? ahhh nao!!!

                    Diziam, melhorou entao?  ahhh ta' melhor, diziam ficou bem melhor...diziam que se voce provasse sentiria o gosto..era forte, amargo, sem gosto..uma coisa horrivel mesmo o cafe'...gente!!! qui viajada!!!  que cafe' ? quem estava escrevendo ...cafe'?? de onde saiu, caiu aqui no texto ..cafe'??

                    Tenho que ir mesmo pra Bahia, ver o que os baianos, xerooooosss tem, eu heim???

                    Entao Dunha ganhou o apelido de arisco que nem corisco, assim mesmo todo junto Dunha Arisco Que Nem Corisco...no comeco, diziam, foi dificil para acostumar chamar asssim, tudo junto, entao resolveram : fica Dunha so'..so' Dunha, e quando eu falar Dunha voces, entendaooo, por favor  assim...oh...Dunha Arisco Que Nem Corisco, entenderam?
 gente!!! nao e' que entenderam mesmo!!


               E Dunha ficou, e se entende tudo, e Dunha tambem ficou na cidade e Dunha tambem ficou famoso, e Dunha foi ficando, ficando , ficou!!! achei!!..peguei...agora voce Dunha, e' o '' pique''...nada disto, cruuuuziisss!! 

                   Dunha conheceu a Jana que nasceu baiana, nao nasceu arretada, nasceu menina, linda, com o sangue africano correndo pelo corpo todo, tambem!!! se nao corresse pelo corpo todo, so' em partes dele, coitada!!! morria?, nao morreu? sinal que correu!! 

                    A mae de Jana, que tambem era baiana africana era casada com o Juca Portugues lusitano de Coimbra...um coracao, uma ilusao, uma trepada na escuridao..quem via quem ?, ninguem via nada, mas Juca via e Donana, a negra Ana , mae da Jana , sentia..sentia paixao e dor la' embaixo nas virilhas...sangrava, mas foi rapido, parou logo,  e ela, Donana, a negra Ana, mae da Jana, pedia:-

                    Mais mais Portuga de uma figa, coloca logo toda a sua '' figa'' de guine'..que se nao for de guine' eu nao quero, quero e' figa mesmo e' da Guine' Francesa, de outro lugar nao serve..e  Juca Portuga enfiou a figa, que servia, servia certinha ..certinha todinha servia, servia tanto que ate' se encaixava....

                     Ele nem sabia de onde era mais..achava antes que era figa de Coimbra, la' das Portugas de alem' mar...agora? era da negra baiana linda, chamada Ana, era dela agora, a figa da Guine quarque'...era dela, ele tinha dado para ela, colocado ate' argola na figa da Ana , que agora ja' era..babau, acabou de virar Donana..era virgem a danada, o Juca Portuga gostou, nao sabia, adorou quando tirou..tirou a figa e viu o estrago que tinha feito...mas ja' estava feito e feito ficou e por noves na barriga da Ana se acomodou, por la' deu jeito , e como deu!!, quando nao mais deu saiu, saiu a Joana que na hora a mae , a Donana, chamou de Jana, mia fia, mia fiiinhaaa, lindinha ,vai casa' com o princeeepeee encantado...

                      Casou!! casou mesmo foi com um bruta  sapo de princeeepeee encantado disfarcado..o Dunha, aquele sabem sim, conhecem sim, sabem muito bem de quem estou escrevendo...o Dunha. ( ponto final)

            Ponto final na '' extrofe'' acima, que ainda continua...

            Continu...luzes, camara,...acao..( o diretor, dizem mas nao provam...e' baiano..tem '' preguissa'' entao comeca e quando ve que da' para aproveitar , economiza nas palavras...loconico ele, nao? sei....)..e a acao continuava....

             Dunha bebia agora.
 
             Agora? e antes? nao bebia? como vivia? sem beber agua, nada? 

              Nao , nao nada nao, be'eebeee, beeebiiiaaaa, do verbo beber..tendeu?

              Bebia , claro que bebia, mas antes bebia bastante agua, refrigerantes, so' isso,....mas com o passar do andor e da linda  carruagem com o sr Tempo de condutor, ele passou a tomar umas e outras e outras tambem, como cervejas e outras mais ''caliente", gostou ,  viciou e agora mandava ver goela abaixo toda aquelas coisas gostosas...gostosa para ele!!, nao mais trabalhava, sumia, tinha pavor de quem tinha inventado o trabalho, se pegava quem? matava!!! ahh se matava, matava e comia frito no espeto..

             E Jana so' ali..olhando e '' urubuservando'', na moita, na dela..so' esperando, nao teve que esperar muito nao..so' para voces saberem...Dunha era o ''valente da cidade'', batia em gatos e cachorros..entao por que nao batia nele mesmo? ele era um cachorro de marca maior...mas nao!!! batia nos outros cachorros, que na verdade nem eram cachorros, eram '' gente'', e gente fina..mas Dunha la' sabia o que era ser fino? saber ate
que sabia...mas queria saber? queria nada, mandava o pau...bebum tem pau? sabia nao!!..descia o cacete em quem estivesse na frente...ate' o dia que Jana ficou na frente dele...

              Dunha vinha descendo a ladeira da Liberdade, rua da casa dele, vinha de treis dias sumidos, todo mundo procurou, ninguem achou onde ele estava escondido, mas um passarinho cor de carne contou para Jana, a baiana..

               E ela agora esperava na ladeira da Liberdade o Dunha chegar do seu esconderijo..vinha vindo descendo a ladeira, um pe' pra ca' um pe' pra la'...se que' casa'? e Jana, a baiana, com uma bruta'' colher de pau de mexer mingau na mao,parecia uma pa' ou seria? um remo de navio costeiro?....

               Ele viu, ja' veio certo, rapido e rasteiro arisco que nem um corisco, querendo nela a mao meter...Jana , a baiana, meteu-lhe uma colherada de pau na '' fussas'' que foi so' alegria que saiu do nariz dele e na segunda foi na boca e a terceira na cabeca e a quarta la' embaixo...acertou em cheio o saco cheio do Dunha, ele arriou, dobrou, gemeu, chorou..e a quinta foi nas costas, foi UMA so' mas DUAS costelas quebrou...eta colher de pau boa sohh!!! que por sorte estava nas maos de Jana, a baiana arretada...que porreta de baiana nao??

                E o povo todo aplaudindo Jana, a baiana arretada e porreta, tudo junto, ou melhor seria...Jana, a baiana porreta e arretada? Baianos, meus amores, lindos...baianas, lindas, minhas amigas inimigas..eu sou caipira paulista pirapora nossa senhora..entao? me perdoam? eu tento mas nao sei se consigo..escrever em  baianez..e' com z ou com s?..rsrs..falar entao? capaaaizzzz..e ainda mais com aquele sotaque tao lindo? jamais!!..

                 E o povao so' ali...mais Jana..mais...Jaaanaaa Jaaanaaa....e ela, ajudada agora pelo dono do passarinho cor de carne , o Manoel Portuga..bla bla bla igual tudinho ao Juca Portuga que e' pai dela...Freud explica? acho que sim..fixacao!!
e ela ajudada pelo Mane', que de mane' nao tinha nada , e'''sei sei!!!..comia ela fazia tempo ja'..o tal de Mane' , que nao era mane' coisa nenhuma..

                  Era esperto isto sim, e ele ajudava Jana, a baiana, a levantar o trofeu...a grande colher de pau que serviu para Jana, a baiana, dar uma grande sova de pau com a colher de pau, grande mesmo, no Dunha...que de tanto que apanhou nem consegue mais raspar aquilo com as unhas...Jana, a baiana, nas pauladas, arrancou varias..bem feito!!! quem mandou Dunha ser arisco que nem corisco...mas era? era..ate' Jana, a baiana ganhar do passarinho cor de carne que comia ela e atendia pelo nome de Mane' Portuga a grande colher de pau, famosa agora, a colher!!......

                Hoje sao casados sabia? ahhh que Jana, a baiana, mulata linda de se viver meteu o pe' na bunda de quem no comeco ela tanto amava, o Dunha , divorciou e casou..no que fez ela muito bem...

                E Dunha heimm?? onde anda?

                 O Dunha? coitado!!! depois da sova de pau com colher de pau..sumiu, uns tempos...que quem aguentava tanta gozacao do povo da cidade...aiiii heim Dunha?? apanhou de mulher e ainda por cima com colher de pau de mexer minguau....ahahahahah...kakakaka ...ele ate' parou de beber, estava dormindo quando nao bebia, caido pelas ruas, pelos becos, cachorros lambendo a boca...uiiii qui nojo!! mas como memoria tem perna curta e outra coisas melhores acontecendo naquela cidade , Dunha foi caindo no esquecimento e aos poucos foi voltando...mas voltou manso como um cordeiro..nao mais batia, nao mais valentia..bebia, isto la' bebia, e muito mais do que antes..dizia que era para esquecer da sova levada com colher de pau de mexer mingau...mas esquecia? esquecia sim..quando nao bebia, que quando bebia ficava bebado e dormia...

                Quem nunca esquecia era Jana, a baiana..nao esquecia onde ele ''dormia''...na casa da Zinha, branca aguada que nem tijela....cachorra!!! dizia que era minha amiga e por tras comia a linguica que era minha...ahhh branca magricela,galinha tagarela, cheira frango de granja esta branca '' lambisguela''..eu nao, dizia Jana a baiana...eu cheiro e' cravo e canela..num e' Mane'?

                 E Mane' ela pra cama agora puxava..ela ia, e gostava!!

                 E hoje no museu dos '' Instrumentos Pontiagudos e Outros Mais "" que fica na cidade de Alegria, que fica encravada no coracao do Vale da Perdicao, que este vale fica nas encostas da serra da Purificacao..tem uma colher de pau de mexer mingau em uma vitrine de  vidro  'a prova de bala de canhao para visitacao publica e vem publico do mundo inteiro ver o instumento de alegria e de perdicao mas que teve um grande ato de purificacao...se teve!!

                 Alegria de uns, tristeza de outros!!!

                Dunha se puder, se a policia deixa e a caixa nao fosse a' prova de bala....perai!!! pensava Dunha..isto em um raro momento de '' lucidez e sobriedade''..perai iiiii um poco? 'a prova de que? de bala de canhao? e caiu nas gargalhadas kakakakkakakak   e foi.

                E um grande baque se ouviu...de vidros se quebrando e todo mundo na cidade correndo...e viram, acham que viram....um homem correndo arisco que nem corisco com um
''estilingue'' na mao...acham que viram, mas quem prova?

                Apesar que existe a prova do crime...uma vitrine de vidro toda estilhacada e uma colher de pau de mexer minguau...SUMIDA....escafedida!!!

               Nao e' de viver de rir esta vida?...eta vida boa!!

               Cada coisa!!!...cada '' causo'' que acontece!!! so' rindo mesmo...kakakakaka....roubar a colher de pau para que?

               E  Jana, a baiana quando soube foi curta e grosssa :-

               Pra enfia' no cu'....e mais nada falou, e precisava?

               Precisa? ela conhece o marido que teve. Entao?

               Num era machao? valentao? arisco que nem corisco?

               Vai la' se saber nao?...e melhor ainda, sera'? aiii gente fiquei curiosa agora, sabiam?...aiiiiii!!!


                            (((((((((((((((   ))))))))))))))

 

         

Corisco

Gilberto Gil

Composição: Gilberto Gil

Na hora em que o céu se abre
No mesmo instante um raio explode
Concomitante, um olho vê
Que a pedra do CORISCO pode
Pode se tornar o que for
E tudo o quanto é testemunha
Pode até mesmo ser a dor
Cravada à carne pela unha

Telefax, mandei
O mapa-múndi do meu penar
Ande, mande logo um telex
Me confirmando quando será
Que a necessidade de amor
Lhe trará num raio
A necessidade de amor
Num dia de chuva
E na tempestade você
Fará com que eu saia
No exato momento de ver
O céu se abrir ao comando de Iansã

Que seja o momento em que a luz
Registre meu desejo de ver
Você, meu amor, me traduz
No raio de Iansã, seu poder
Que seja pra mim, meu Xangô
Poder correr, correr meu risco
Quiçá ver nascer uma flor
Na lisa pedra do corisco

Telegrafite de Exu
Leia no muro do seu quintal
Pichada, fixada no azul
A frase diz o essencial
A necessidade de amor
Gritando na rua
A necessidade de amor
Uivando pra lua
Um lobo faminto de amor
A dor que acentua
A necessidade de ver
O céu se abrir ao comando de Iansã

=======================

coriscos....coriscos...e pensar que um dia eu, Amelia ja' fui chamada de '' Amelia corisca''...pode? nao, claro que nao pode..eu nao sou!!!! posso ser tudo, mas '' corisca'', nem existe esta palavra, ta' iiiii!!! bobao!!! lindo, fica me xamando/chamando de coisas...eu sinto viu? aqui no fundo do meu ser..''mitida, diz ele, quem ela pensa que e'? inxirida!!!pensa que todo homem gosta dela, tem que gostar dela...e outras '' coisitas'' mais..ahhh!!me chamou de '' personagem'' que personagem nao disse, mas seria '' a paiassa''?? mas deixa oce pra mim...vou te esperar na curva da esquina da ladeira qui di casa...vai ver so' a colherada que vais levar...corisco, arisco!!!!

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 06/09/2010
Reeditado em 06/09/2010
Código do texto: T2481361
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.