Corretores de imóveis s/a

Tarde noite de sexta feira;numa mesa de um barzinho de shopping,cinco corretores de imóveis jogavam conversa fora.Turíbio,o mais velho do grupo,sorveu outro gole de seu chope e falou:

__Mas como eu ia dizendo:na nossa profissão,o negócio é ter muita paciência.

Nicolas,que acabara de voltar do banheiro e ainda se ajeitava na cadeira,acrescentou:

__E rezar para não pegar cliente chato.

__Nicolas;Quase toda pessoa que vai comprar imóvel é chata de uma forma ou de outra...__ponderou Atílio,enquanto se abaixava para pegar o celular que deixara cair no chão.

Ao ouvir o comentário do colega,Rosivan falou:

__Não se trata de ser chato nem exigente.O problema é que hoje em dia as pessoas estão cada vez mais neuróticas.

__É verdade__concordou Turíbio,com toda a autoridade que a experiência lhe conferia.

O garçom trouxe uma porção de fritas.Imediatamente todos retiraram palitos do paliteiro e começam a degustar a iguaria.Sodré,que estava meio calado,resolveu falar:

__Semana passada eu deixei de fechar uma venda por que a mulher do cara não gostou da cor da fachada do prédio.É duro viu...

__Se é.__concordou Rosivan__Mas qual era a cor?Amarelo ovo?

__A fachada nem era pintada;era revestida com uma pedra de cor marrom.O problema é que o guru espiritual da mulher disse que a tal pedra marrom absorvia energias negativas.

__Quanta babaquice!__disparou Atílio.

__Babaquice uma vírgula;supertição__disse Sodré__Vocês sabiam que na China é quase impossível vender apartamento que fique no quarto andar? Ou no décimo quarto?Ou no vigésimo quarto?

__Por que?__perguntou Rosivan.

__A pronuncia da palavra quatro em chinês é semelhante a da palavra morte,entenderam?

Todos ficaram em silêncio por alguns instantes.Turíbio procurou tranquilizá-los:

__Essas coisas acontecem.As pessoas,por exemplo,não gostam de comprar imóvel de casal recém separado,nem de viúva que quer vender a casa por causa do falecimento do marido.Elas acham que o local fica impregnado de energias negativas.

__Eu já enfrentei esse problema.Era um imóvel caro na zona sul.A viúva havia feito o velório do marido no apartamento.Quando a compradora soube quis desfazer o negócio na hora__lamentou Rosivan.

__E você conseguiu reverter a situação?__Turíbio perguntou,curioso.

__Sim.__ Rosivan tomou um gole do seu vinho e depois complementou a resposta__Eu sugeri a cliente que contratasse um especialista em feng shui para harmonizar as energias da casa.Ela aceitou a idéia e eu fiquei com a comissão maravilhosa.

__É isso aí!Estão vendo!__exçlamou Turíbio__É com criatividade que a gente ultrapassa os obstáculos.

__Nesse caso você pôde usar o feng shui.Uma vez deixei de vender uma casa de vila a uma senhora por que a vizinha de frente tinha um gato preto.__lamentou Sodré

__Eu colocaria uma sardinha recheada de chumbinho para o gato comer__sugeriu Rosivan,maquiavélico.

__Pensei nisso;mas eu gosto muito de animais,não teria coragem.

__Você fez a coisa certa__vaticinou Atílio__Pior foi uma vez que deixei de fechar uma venda por causa da lua.

__Da lua?Como assim?__perguntaram,em coro, os outros quatro corrretores.

__O comprador só fechava negócio na lua crescente,pois achava que trazia boas vibrações para a transação.

__Ora;era só marcar a data da compra para a lua crescente__falou o óbvio,Sodré.

__Acontece que eu tive uma crise de apendicite justamente na lua crescente e tive de me ausentar por alguns dias.O cliente achou que era um sinal negativo e pediu que outro corretor inter mediasse o negócio.

__E quem foi que ganhou a comissão?

__O Dominguinhos.

__O Dominguinhos boca podre?__arguiu Rosivan.

__Esse mesmo.Agora você imagina a minha frustração:perder uma comissão para um cara que tem o hálito de um urso pardo recém saído da hibernação.

Os outros quatro gargalharam.Entorpecidos pelo álcool,eles não notaram um rapaz que se aproximara da mesa em que estavam.O desconhecido olhava fixamente para Turíbio.Quando perceberam alguma coisa estranha já era tarde.O jovem tirou uma pistola de dentro da jaqueta jeans e disse,aos berros:

__Turíbio,seu safado!Eu quero de volta o sinal que eu dei pela casa.

Aparentando calma,Turíbio olhou nos olhos do agressor e disse:

__Calma Dejean.Tudo foi feito de acordo com a lei.

__De acordo com Lei?Omitir do comprador que a casa que ele quer comprar fica entre uma termas e um cassino clandestino?

__Não é bem uma termas__ponderou Turíbio,virando a palma da mão esquerda para cima e para baixo __É apenas um local discreto para encontros de casais.

__Piorou!Uma casa de Swing!E o cassino?Qual é a desculpa?

__Que cassino?É um binginho inocente que tem de vez em quando lá; coisa de idoso..

__Eu fui lá Turíbio__Dejean trincava os dentes com raiva__Tem mais de cem máquinas de jogatina!Eu vi!

__Colocaram máquinas caça níquel?Eu não sabia!

__Mas que cinismo!Eu sou um homem temente a Deus Turíbio.Não vou morar jamais naquele território corrompido pela luxúria e pela jogatina.

__Mas não podemos voltar atrás agora.Os papéis já estão correndo.

__Então se prepara que agora é você que vai correr;e depois morrer.

As outras pessoas que estavam no bar abandonaram suas mesas,antevendo a catástrofe iminente.Apenas os seis envolvidos permaneceram no local.Após alguns segundos sob a mira da arma,Turíbio falou:

__Meu rapaz;quando optei por essa profissão,meu maior desejo era o de realizar sonhos,de fazer as pessoas felizes.Cada vez que fecho um negócio eu rezo pedindo que tudo corra bem para a pessoa que comprou o imóvel.Pode perguntar a qualquer um que já fez negócio comigo.Sou honesto e bastante conhecido no mercado.

O agressor balançou um pouco a arma sem tirar o dedo do gatilho.Logo depois disse:

__Se isso é verdade,por que você não me avisou da termas e do cassino?

__Mas eu já lhe disse;A presença de um "binquinho" e de uma casa de encontros fortuitos não é motivo para se perder um negócio daqueles:boa localização,quintal amplo,garagem coberta,rua tranquila e que não enche quando chove,perto de condução farta,longe de morro.......Quando eu vi você e sua linda noiva Márcia entrando na imobiliária pensei comigo:vou ajudar esse jovem casal a encontrar seu ninho de amor.

Os olhos de Dejean começaram a ficar embargados ao ouvir o nome da noiva.Em seguida ele largou a arma no chão,sentou-se numa cadeira e caiu em prantos.Nesse instante,os seguranças do shopping apareceram.Turíbio fez um gesto para que eles mantivessem distância, aproximou-se do jovem e colocou uma das mãos sobre a sua cabeça e falou em tom paternal:

__Não fique assim meu jovem.Você fez um bom negócio.

__Eu estou chorando é pela Márcia__respondeu Dejean__Ela disse que não me quer mais.

__As mulheres são complicadas meu filho.Liga para ela,insista.Com a minha esposa foi parecido e hoje estamos casados há mais de trinta anos.

__Você acha que eu consigo?

__É claro!E passe segunda feira na imobiliária para pegar a chave da casa em que vocês vão morar.

Dejean sentiu-se contagiado pelo otimismo daquele corretor,e já não se importava com a termas/casa de swing e com o bingo;pensava só em Márcia.A vergonha pelo espetáculo de imaturidade bateu forte.Ele,então,pediu desculpas a todos que ali estavam,pegou sua arma e foi embora.Turíbio,que conhecia os seguranças,conseguiu que eles aliviassem a barra do rapaz,pois não havia ocorrido nada de mais grave.

Nicolas,Atílio,Rosivan,e Sodré,que haviam permanecido estáticos durante os instantes de tensão,cumprimentaram Turíbio pelo sangue frio e rapidez de pensamento.A fama do corretor logo se tornaria lenda.Os cinco ainda ficaram um pouco no bar e depois foram para suas casas.

Ao entrar no seu carro,um linea zerinho,Turíbio pegou o celular e fez uma ligação.Uma voz feminina atendeu:

__Alô!

__Marcinha!Sou eu,Turíbio!

__Tutu meu amor!Você não veio me ver ontem.

__Ah,é o trabalho meu bem...Mas eu estou ligando para pedir que você controle melhor o seu noivinho.

__O Dejean?O que foi que aquele bundão fez?

__Deu o maior show aqui no shopping.Teve até arma na minha cara.

__Ele te apontou uma arma?

__Isso mesmo.

__Pode deixar que eu resolvo tudo amorzinho.

__Mas vocês não desmancharam o noivado?

__Que nada!Eu só estava maltratando ele um pouco.Coisa de casal..

__Então tudo bem.Um beijo.Semana que vem a gente se encontra no local combinado.

__Te aguardarei molhadinha.Beijos.

__Beijos.tchau!

__Tchau!

Turíbio jogou o celular no banco do carona e ligou o carro.No caminho de volta para casa decidiu que poria um fim no caso com Márcia.

Arma na cara já era demais......

arqueiro
Enviado por arqueiro em 05/09/2010
Código do texto: T2480787
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.