O padeiro excelente!
O padeiro excelente!
A padaria era pequena, mas era bem conceituada, tinha o simples, faziam-se pães todo dia cedo, e vendiam bem, tinha boa clientela no bairro... As pessoas conversavam bem com o dono da padaria e ele era um homem modesto, ele mesmo atendia seus fregueses para economizar empregado, porque o lucro não era alto. Por isso mesmo, o padeiro contratado, não era de primeira, isto é, era um autodidata, aprendeu a fazer pães por conta própria, como pedir explicações básicas a um amigo que era também padeiro, e o dono, vendo que este sabia então fazer bons pães, contratou-o, pagava pouco, mas tanto o patrão como o empregado estavam contentes, trabalhava lá já fazia mais de um ano sem nunca dar problema ou falta. A vida era rotineira, todo dia cedinho aquele contratado padeiro chegava para fazer os pães, porque às sete horas, e às vezes antes, já vinham pessoas comprar. Então tinha que chegar muitas vezes antes das cinco da madrugada.
Bom, num dia de domingo, já na folga do padeiro, houve um churrasco na casa dele, e
Ele amava comer linguiças, bem como apreciava carne em geral, mas neste dia comeu bastante linguiças... E como era domingo, dia de extrapolar nas bebidas, acabou enchendo a cara, e nem percebeu quando foi dormir... e foi deitar-se com a barriga cheia, misturada com todos aqueles temperos que sua mulher apreciava pôr nas carnes, e tudo estava bem... O relógio tocou às quatro horas, já era hora do padeiro levantar-se. Mas ele estava num sono ruim, mas pesado, cheio de pesadelos por má digestão, ter deitado com tanta coisa no estômago, misturado com muita bebida... E por sorte, sua mulher, que acordou, viu que seu marido nem escutou o relógio despertar, e por isso teve que chamá-lo dando uns cotucões ou quase jogando água fria no rosto dele. Assim, ele despertou, meio sonolento ainda, e dizendo que estava com mal estar de digestão. Mas, como era prestativo e não gostava mesmo de faltar, mesmo porque não haveria outro padeiro para substituí-lo naquele dia, nem telefone tinha para avisar, então tomou seu banho rotineiro, e vestiu-se com sua roupa humilde, e foi à padaria. Estava ele misturando uma grande quantidade de massa de farinha de trigo num recipiente enorme, quando sem esperar, de súbito, um vômito de carne, mais linguiça jorrou de seu esôfago direto para o recipiente lotado de massa de pão. E aí, pensou: tô ferrado!!! A próxima remessa de farinha de trigo vai chegar só 9 horas, e o que vou fazer agora? Vou perder meu emprego!!!! Sentou-se aflito!!! Vendo aquelas carnes misturadas com seu vômito na massa toda... Ficou desconsolado!!!! Por que exagerei ontem na bebida e no churrasco???
Bom, pensou, já que vou ser mandado embora mesmo, vou fazer esta última leva de pães deste jeito mesmo, e ver como vai sair, será minha última vez de fazer pães mesmo!!!! Assim me distraio fazendo alguma coisa e não fico aflito parado!!!
Bem, ele fez a quantidade que a massa deu para fazer, era o necessário para a parte de cedo,
E sabia e via os pedaços de linguiça que pareciam e não dava como esconder mesmo!!!!
Então, depois de terminar sua última leva, e ter assado todos os pães, ele simplesmente decidiu ir embora, sem avisar nada, pois o trabalho dele diria por si, todo mundo e especialmente o patrão iria ver os pães diferentes!!!! Então, não quis escutar críticas naquele dia, pois ainda estava com mal estar, e precisava ir dormir mais e tomar algum remédio para aliviar a preocupação, a gastrite, e tudo mais...
O patrão chegou depois e viu os pães, mas o padeiro não estava mais lá, nem deixou explicações, pois estava tão ruim, que nem pensou em avisar nem tinha coragem talvez, e o patrão simplesmente não sabia de nada, exceto que os pães realmente tinham aspecto diferente. Ele imaginou que o padeiro estava inovando algo por iniciativa própria, e por bem ou se fosse por mal, colocou os pães nos cestos, aguardando seus clientes normalmente... Meio atônito, meio pensativo, tentando entender o que estava acontecendo, mas seja o que Deus quiser, dizia... E vieram muitos fregueses, como de costume, alguns bem cedo, alguns mais tarde, e o patrão não teve tempo de ir à casa do padeiro ver o que houve e por que ele foi embora, deixando os pães lá, e à tarde não teve pão algum, pois a segunda leva de pães não houve quem fizesse, e o dono tinha que explicar aos clientes da parte da tarde: Olha eu acho que aconteceu alguma coisa com meu padeiro, talvez tenha acontecido algo com sua filha, e ele não está podendo me avisar, só fez pães de manhã, e agora à tarde não vai ter pão hoje.
E ele notou que a quantidade de pessoas que vinham comprar naquele dia à tarde era o triplo do normal, pois pessoas que compraram cedo, voltaram lá na padaria pedindo pães a mais.
Dizendo: Que espécie de pão mais gostoso é este que vocês estão fazendo agora? O senhor contratou um novo padeiro ou mudou a receita do pão? Todo mundo quis comer mais de um, e não temos para a tarde!!!
Isso me fez recordar de uma história real!!!!! Mas melhor nem contar, ou contar outro dia!!!! E esta história citada aqui é meu irmão quem contou, e ele foi padeiro, e trabalhou numa padaria simples, e ele ama realmente churrascos em domingos, e gosta de um bom gole!!!! Rsrrsrsrsrs
A outra história vai se chamar Pimenta, mas sem gosto? Foi uma coisa acontecida mais de setenta anos atrás!!!!! Se estiver fazendo regime, leia-a se quiser, mas se não, melhor evitar de toda a alma!!!