Senhora idosa (Melhor idade)

Numa manhã de sexta feira, Zumira(a faxineira), começa a limpar a casa e os móveis cantarolando a música tema de uma novela, até que num certo momento seu telefone cor de rosa escandaloso toca na sua cintura. Era uma amiga sua, que te falava um caso, a ela era uma coisa super importante, para os outros era somente uma besteira, mas para a senhora idosa Dona Maria era apenas fofoca, que interveio no assunto e com um tom rabuzento mandou-lhe desligar imediatamente.

_ Sua sem vergonha! Fofocando no meio do serviço, e ainda faz as coisas mal feitas.

_ Dona Maria, está sujo porque eu comecei a limpar agora.

_ Mas se não estivesse fofocando já teria acabado e feito o almoço. Sua incompetente!

_ Está bem dona Maria, muito obrigado pelos elogios, mas será que agora eu posso fazer o meu trabalho?

_ Tanto pode como deve fazer, mas nunca sai bem feito.

_ Não faz isso dona Maria, ta sujando toda a esteira de vime.

_ Virgem, quem é virgem?

_ Vime dona Maria, vime, até porque virgem a senhora já não é faz tempo.

_ Sua safada, sem vergonha!

Quando estourava aquela briga diária entre as duas, chegava a filha de dona Maria, a dona da casa que se chamava Judith e intervem falando:

_ Será que vocês duas não se entendem nunca? Todo dia é isso!

_ Mas minha filha essa empregada é perigosa, pelo amor de Deus manda ela embora, ela me agrediu e me amordaçou...

_ E te retalhou em pedacinhos eu aposto... mamãe pára com essa implicância com a Zumira, ela está apenas trabalhando.

_ Mas é verdade ela tem uma caveira tatuada nas costas e no currículo dela tem escrito que serviu a farc.

_ Que é isso mamãe! a Zumira nunca foi à Colombia, isso você deve estar confundindo com uma fábrica de farinha que ela trabalhava quando adolescente.

_ Dona Maria, se você soubesse o carinho que eu tenho pela senhora teria um enfarto de tanta felicidade.

E mais uma vez Judith corta o diálogo espinhoso das duas, e informa à elas:

_ Olha só, eu tenho um recado pra vocês, mamãe você vai pra casa da Edith, ele vem te buscar de tardezinha.

_ Mas eu não quero ir, e não vou.

_ Mas ela vai dar uma festinha e você vai adorar, vai ter bolo, salgadinho, empada,brigadeiro, tudo que você mais gosta, e ainda vai ter bastante cerveja, vinho, uisque, conhaque, cachaça, vodka e caipirinha, se eu fosse você mamãe, não perderia essa farra.

_ Vai ter música das frenéticas e outros ritmos dançantes da minha época?

_ Claro que sim!

_ Então deixa que eu vou indo,liga pra sua irmã que não precisa vir me buscar, vou de ônibus, sou idosa e não pago passagem.

_ ok, mamãe, mas ve se pega leve na bebida, strep tease em cima da mesa nem pensar hein.

_ Está bem minha filha, só vou pegar a minha saia de piriguete e algumas plumas, tchau to indo.

E assim, a dona Maria foi entusiasmada, curti a sua festa, a sua melhor idade, embora os cabelos brancos a sua juventude estava intacta tão jovem que dava inveja a muitos jovens e sua filha em vão aconselhava pela janela do prédio, como quem advertia uma filha sua, porém sendo a sua própria mãe:

_ Mãe, não vai beijar o marido de ninguém hein, e pelo amor de Deus, usa camisinha!!!

Trecho extraído da peça teatral “Histórias de um trocamento”, escrito por Noslide Alencar.

Edilson Alencar
Enviado por Edilson Alencar em 17/08/2010
Código do texto: T2444279
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.