ONDE HÁ FUMAÇA...
A tarde estava perfeita para um cochilo após o almoço e fomos descansar um pouco, eu e meu filho Vithor, na época com três aninhos. Que paz, que calmaria aquela vizinhança! Escolheramos bem o bairro onde morávamos e os vizinhos eram agradáveis e gentis. Passado alguns minutos, escuto uns gritos em frente à minha casa. Pulei da cama e corri à janela da frente para saber o que estava acontecendo. A diretora da creche que ficava na esquina ao lado da minha casa, gritava quase sem fôlego e gesticulando muito. Fogo! A tua casa "tá" pegando fogo! E eu: Mas aonde? - A fumaça vem da parte lateral da tua casa, disse-me ela. Meu Deus! Devo ter deixado algo no fogo, pensei. Só pode! Eu com essa mania de esquentar as panelas pra lavar! Sem pensar, corri para o roupeiro, peguei meus álbuns de fotos e todos os documentos da família. Imagine! A nossa casa queimada, nós apenas com a roupa do corpo...Ao menos teríamos o alento das lembranças registradas nas fotos e os documentos, para não começarmos do "zero" novamente! Meu filho, agarrado a minha perna me "seguia" naquela corrida desenfreada contra o tempo, ou melhor, contra o fogo.
Já imaginava a cena; as labaredas consumindo a cozinha nova que havíamos parcelado em dez vezes. E feita sob medida! Ah! Mas eu nunca fora materialista, por certo conseguiria tudo de novo, pensei alto. Num ato de bravura, consegui vencer o tremor das pernas e abri a porta da cozinha em "chamas". Surpresa! A serenidade reinava na cozinha, fogão desligado, nada de fumaça...
Ah! Mas então só pode ser na garagem! Abri a grade dos fundos e avistei um rolo negro de fumaça, saindo por cima da casa do vizinho. Meu Deus! O incêndio é no vizinho ...e eles não estão em casa! Eu, sabia que a vizinha havia saído e que o marido estava no trabalho.
Primeiro certifiquei-me, aos berros, se o vizinho estava em casa e ante a falta de resposta, nem pensei, liguei a mangueira e comecei a jogar água sobre a casa em "chamas". Foi quando ele apareceu no muro, meio sem graça e todo molhado; -Ô vizinha, não é incêndio não! Desculpa aí! É que estou de folga hoje e aproveitei pra queimar uns papéis na churrasqueira e tinha um pedaço de plástico junto, daí...Foi mal! E sumiu.
E eu igualmente, por uns dias nem sai à rua, pois a esta altura, toda a vizinhança já sabia do "incêndio". Ainda bem que eu não havia acionado os bombeiros!
Por um bom tempo, tive de ouvir as gracinhas de meu vizinho;_ Ô vizinha, vou fazer churrasco hoje, viu? Nada de apagar "incêndio"! Tá certo, eu mereci!
Helena da Rosa
11.08.2010