Tipos de Testemunhas
TIPOS DE TESTEMUNHAS
1. TESTEMUNHA TROPA DE ELITE  é aquela que sabe alguma coisa, mas só diz a verdade por livre e espontânea pressão, somente abre o jogo após ser pressionada ou ameaçada à prisão e, na esfera policial, após uma conversa de “pé-de-ouvido”!
2. TESTEMUNHA HÉLICE DESGOVERNADA  é aquela que sai cortando todo mundo; que fala o que viu e o que não viu e ainda quer fazer uma retrospectiva do ano que passou e de sua vida pessoal!
3. TESTEMUNHA RADIO-OUVINTE  é aquela que não perde o noticiário policial, que tudo o que sabe ouviu no programa policial da rádio local! Ex: - Ouvi no FM ALERTA
4. TESTEMUNHA DIALÉTICA  é aquela desprovida de instrução, mas quando chega perante as autoridades, muitas vezes até para disfarçar a ignorância, procura enfeitar, rebuscar o vocabulário e finda falando asneiras. Ex: Durante sua inquirição, o Juiz indaga – Senhor fulano-de-tal, diga o que você sabe sobre o fato ocorrido, a testemunha responde: -Inssolênça, dentro das sabenças e das prudenças que assola esse mundaréu e sem muito bolodório! Para concruir a prosa, pronuncio-me-lhe dizendo: que ingrês eu num sei de nada, mas do purtugueis eu mim agaranto! e agora falararei o que sei!
5. TESTEMUNHA DE CATIVEIRO  é aquela que só depõe para defender, independentemente da veracidade. Está sempre disposta a defender os acusados, algumas vezes, está mancomunada com a defesa para negar ou conturbar a veracidade dos fatos!
6. TESTEMUNHA PAPAL  é aquela que quando presta depoimento, já se imagina a aureola pairando sobre cabeça do acusado; que canoniza, que beatifica, por ela não há mácula na vida, na conduta e até nas roupas íntimas dos denunciados. Diferentemente da Testemunha de Cativeiro, aqui não há conluio com a defesa ou parte. Ex: - Rita Carcará é um doce de pessoa! É um anjo de candura! Nunca vi tamanha doçura!
7. TESTEMUNHA HOLOFOTE OU GLOBO MALUCO  é aquela cujas "bilas" dos olhos não param um só instante, giram loucamente para todas as direções; que ora depõe para o Juiz, ora para o Promotor, ora para o advogado e, boa parte, para o oficial de justiça ou agente penitenciária que se encontram na sala de audiência e não têm nada a ver com a história;
8. TESTEMUNHA ENCARETADA  é aquela que só viu um lado ou uma cena da história e não é, na maioria das vezes, o que realmente interessa ao deslinde do processo. Ex: Em um crime de homicídio mediante punhaladas, a testemunha diz: - Dos fatos, Excelência, só vi os fatos da vítima!
9. TESTEMUNHA CID A09  é aquela que sempre no dia da audiência adoece, da logo um desespero, um imbróglio, um desconserto intestinal. E consegue a qualquer custo um atestado médico: Ex: Atesto para os devidos fins que fulano de tal está impossibilitado de comparecer A AUDIÊNCIA! Em virtude de está acometido de disenteria galopante etc!
10. TESTEMUNHA CELEBRIDADE  é aquela que só anda escoltada, ou seja, só vai depor mediante condução coercitiva, escoltada pela autoridade policial.
11. TESTEMUNHA CARREIRA DE VACA MAGRA  é aquela desajeitada, desmantelada, que quando adentra a sala de audiência, não sabe onde sentar, que quando se levanta derruba a cadeira, que assina no lugar errado, que apõe a digital na assinatura do Juiz ou do Promotor!
12. TESTEMUNHA CAIM  é aquela que foi arrolada pela defesa, no entanto, seu depoimento é dotado de pura acusação, nem as testemunhas arroladas na denúncia trouxeram aos autos tantos esclarecimentos contra o acusado, e ainda diz: - Eu num vou mentir!
13. TESTEMUNHA BALA PERDIDA OU SOCRÁTICA  é aquela curiosa, estava no lugar errado e na hora errada, que ia passando logo após o fato delituoso e teve o seu nome inserido, pelas autoridades no rol das testemunhas. Sempre diz: - Excelência, “só sei que nada sei”.
14. TESTEMUNHA ABUTRE  essa é muito comum nos processos criminais, é aquela que só usa suas garras, só ataca, acusa, delata, quem já está abatido, morto!
15. TESTEMUNHA 007 ou RAIOS-X é aquela que tem um faro de detetive, que praticamente auxiliou a identificar/ capturar o suspeito. Que já entra na sala de audiência com o indicador pronto para disparar (apontar). Este tipo de testemunha é raro, mas quando surge faz uma varredura da conduta e da vida pregressa do acusado, dizendo até a cor da alma do indigitado. As expressões do tipo: “-Se não fosse eu!...”; “- Se não estivesse lá!...” são comuns no depoimento desta testemunha. Enquanto a instrução busca os indícios de autoria e materialidade, ela já está no trânsito em julgado da sentença condenatória. Ex: Invadiram uma residência, a testemunha ocular, diz: - Toda a vizinhança dirigiu-se até a casa da vítima, que tinha gritado ao ver o ladrão, chegando lá, todos se dirigiram ao quintal, onde havia uma árvore muito grande, um pé de juá, próximo ao muro e sem que houvesse qualquer vento, as galhas começaram a balançar. Daí, Excelência, EU, de forma astuta, concluí que naquela árvore havia alguém se homiziando (escondendo)...! E, realmente, era este meliante que estava lá!
Além dessas há muitas outras que não precisa especificar a conduta e/ou aparência, como é o caso da testemunha lagartixa, testemunha teiú, testemunha gambá, testemunha camaleão, testemunha alto falante, testemunha lágrimas de crocodilo, testemunha tapioca, etc!