Copa da África 2010:
os "melhores" e as curiosidades!

 
Numa Copa onde o futebol foi um mero detalhe, vamos premiar o que de melhor se viu nos estádios da África do Sul
 
Melhor torcida individual: Larissa Riquelme (Paraguai)
Melhor torcida coletiva: torcida holandesa (Holanda, oras)
Melhor torcida coletiva (menção honrosa): torcida dinamarquesa (Dinamarca, oras)
Melhor cantora: Shakira (Colômbia – e olha que o país dela nem estava na copa!)
Melhor ator: Morgan Freeman (EUA)
Melhor atriz – Charlize Theron (África do Sul)
Melhor atriz pornô: Bobbi Eden (Holanda)
Melhor maconheira: Paris Hilton (EUA)
Melhor dançarina: Evangelina Anderson - namorada do zagueiro Demicheles (Argentina)
Melhor jornalista: Sara Carbonero - namorada do goleiro Casillas (Espanha)
Melhor repórter: Ines Sainz (México)
Melhor apresentadora: Renata Fan (Brasil)
Melhor coluna de jornal: ContraCopa, de L Potter no jornal Zero Hora.
Melhor monarca: princesa Máxima (Holanda/Argentina – a concorrente era a vovó rainha da Espanha...)
Melhor ex-presidente: Bill Clinton (EUA – único ex que apareceu por lá mesmo)
Melhor pé-frio: rolling stone Mick Jagger (Inglaterra)
Melhor vidente: polvo Paul (Alemanha/Inglaterra)
Melhor gaúcho da copa: Clóvis "Gaúcho da Copa" (Brasil)
Melhor comedor de tatu: técnico Joachim Löw (Alemanha)
Melhor emburrado: técnico Vicente del Bosque (Espanha)
Melhor “maluco”: técnico El Loco Bielsa (Chile/Argentina)
Melhor bravateiro: técnico Diego Armando “desfilarei pelado” Maradona (Argentina)
Melhor mal-educado: técnico Raymond Domenech (França)
Melhor desbocado: técnico Dunga (Brasil)
Melhor desbocado (menção honrosa): atacante Anelka (França)
Melhor cabelo: zagueiro Puyol (Espanha)
Melhor cabelo oxigenado: zagueiro Rigobert Song (Camarões)
Melhor “cavalo” bípede: volante Van Bommel (Holanda)
Melhor “louco”: atacante Loco Abreu (Uruguai)
Melhor jogador merchandising: atacante Honda (Japão)
Melhor “mãozinha”: atacante Suarez – Gana x Uruguai (Uruguai)
Melhor “mão-de-deus”: atacante Luis Fabiano – Brasil x Costa do Marfim (Brasil)
Melhor juiz cegueta: Jorge Larrionda – jogo Inglaterra x Alemanha (Uruguai)
Melhor erro de arbitragem: gol da Inglaterra contra Alemanha não validado (FIFA)
Melhor arbitrariedade: prisão das torcedoras holandesas (FIFA/polícia África do Sul)
Melhor “zebra”: Suiça 1x0 Espanha (Suiça, oras)
Melhor “chocolate”: Alemanha 4x0 Argentina (Alemanha, oras)
Melhor humildade: argentinos recebendo com festa Maradona e jogadores após eliminação (Argentina)
Melhor mala-sem-alça: imprensa brasileira (Brasil, oras)
Melhor ridículo: mídia brasileira estimulando a rivalidade com argentinos (Brasil, oras)
Melhor cidade africana: “Pretória” (África do Sul)
Melhor cidade “militar”: Cidade do “Cabo” (África do Sul)
Melhor “barraco”: seleção francesa (França, oras)
Melhor equipe mais fechada: Coréia do Norte (Coréia do Norte, oras)
Melhor equipe mais aberta: Coréia do Norte 0x7 Portugal (idem, idem)
Melhor pior equipe: Coréia do Norte (idem, idem de novo!)
Melhor melhor equipe: Espanha (Espanha, oras)
Melhor 100% nacional: seleção inglesa, todos os jogadores nasceram e jogam no país (Inglaterra, oras)
Melhor “legião estrangeira”: seleção argelina – 75% dos jogadores nasceram na França e só 3 atuam na Argélia (Argélia, oras)
Melhor “morremos abraçados nas oitavas”: seleções brasileira e argentina (Brasil/Argentina, oras oras)
Melhor “só ganhamos em casa”: seleções inglesa e francesa (Inglaterra/França, idem idem)
Melhor “ressurgidos do passado”: seleção uruguaia (Uruguai, oras)
Melhor “nadamos e morremos de novo na praia”: seleção holandesa tri-vice (Holanda, oras)
Melhor “a primeira vez não a gente não esquece”: seleção espanhola (Espanha, oras)
Melhor equipe vice-campeã: Holanda (Holanda, oras)
Melhor equipe campeã: Espanha (Espanha, oras)
Melhores (*) ausências: Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Ganso, Neymar, Riquelme, Ballack, Del Piero, Totti, Luca Toni, Nani, Beckham e Ferdinand (Brasil/Argentina/Alemanha/Itália/Portugal/Inglaterra)
Melhores (*) decepções: eliminação na primeira fase de França, Itália e África do Sul; atuações de Messi, Cristiano Ronaldo, Kaká, Rooney, Drogba e Eto’o (França/Itália/África do Sul oras oras oras; Argentina/Portugal/Brasil/Inglaterra/Costa do Marfim/Camarões)
 
* não tem direito a troféus ou medalhas.
 

Categorias especiais:

Revelação da Copa – Vuvuzelas (África do Sul)
Musa da Copa – Jabulani (África do Sul/Adidas)
Galã da Copa – Cristiano Ronaldo (Portugal)
Personalidade da Copa – Nelson Mandela (África do Sul)


 

Curiosidades:

01 - A princesa da Holanda é argentina e a rainha da Espanha é grega.
02 – Alemães multirraciais, com poloneses, turcos, brasileiros e até negrões no time (o que os arianos diriam...).
03 – Dos 23 jogadores da seleção alemã, 5 nasceram em outros países; dos da seleção portuguesa, seis.
04 – Na seleção de Gana não tem nenhum branquelo, mas tem jogador nascido na Alemanha, Holanda e França.
05 – A mesma coisa em Camarões, onde tem 3 nascidos na Alemanha e dois na França.
06 – Não tinha negrão treinando as seleções africanas!
07 – Seleção da Espanha é sete do Barcelona e mais quatro!!!
08 – Todos os jogadores da Inglaterra, Alemanha e Itália jogam... na Inglaterra, Alemanha e Itália! Isto é incrível!
09 – Só três jogadores do Brasil jogam no... Brasil! Isso é tri normal.
10 – Tinha brasileiro jogando pelas seleções de EUA, Portugal, Espanha, Alemanha e até no Japão!
11 – Nenhum jogador da Nigéria atua no país.
12 – Só um jogador das seleções da Costa do Marfim e de Camarões atua no país.
13 – Só um jogador da Espanha NÃO atua no país.
13 – Forlán, craque da Copa, é uruguaio mas nunca jogou em uma equipe do Uruguai.
14 – Messi, craque da Argentina, nunca defendeu uma equipe argentina.
15 – Somente 9 das 32 seleções da Copa da África continham 100% de nascidos no país natal: África do Sul, Brasil, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Honduras, Inglaterra e Uruguai.
16 – Em 2006 e 2010, as equipes que venceram o Brasil nas quartas-de-final foram vice-campeãs (França e Holanda).