HUMOR – No circo!

 

            Quanta saudade sinto daqueles circos populares que faziam temporadas nas mais distantes cidades brasileiras, por pequeníssimas que fossem, mas a alegria contagiante da trupe fazia grande movimentação por onde passava! Era proibido se falar em tristeza.

            Havia circos para todos os gostos. Alguns alcançavam mais as classes média pra cima; outros daí pra menos e também existia os que se encaixavam muito mais nas condições dos menos favorecidos da sorte. Traduzindo: Contava-se com picadeiros de alta categoria, mas os pobrezinhos não deixavam de frequentar àqueles mais modestos, muitas vezes até com a cobertura de lona velha, rasgada, que apelidavam de “Deus tomara que não chova”!

            Nas rodas de domínio público, onde eu gosto de me adaptar, conta-se que numa cidade do interior de Pernambuco, de porte razoável, marcada estava a estreia de um circo de classe média, que possuía números extraordinários com palhaços, trapézios, acrobacias, equilibrismo, animais (leões não faltavam), e até peças teatrais eram encenadas com razoável êxito.

            Pois bem, ao anúncio do locutor entrara radiante no picadeiro uma linda mulher, de trajes avançados para a época, acompanhada de um leão enorme, do qual era a domadora desde algum tempo. O animal a obedecia através de sinais... era um sucesso...

            A plateia estava atenta e temerosa quando ela autorizara que abrissem a jaula, de sorte que tomara um susto de tal forma inesperado, que o silêncio generalizou-se, grande expectativa. O leão parecia enraivecido. Ela se deitou no chão e ficou aguardando o felídeo. Mas o ensinado mamífero se aproximou devagarinho e começou a lamber as coxas da moça com aquela prática que havia conquistado ao longo dos anos.

            De repente ouve-se um grito lá das gerais: “Ah! Isso eu também faço”... Ninguém mais do que o Cabecinha fizera o desafio. – O Senhor faz mesmo, tem coragem pra isso? – Claro que sei fazer até melhor! – Pois desça daí e venha tentar. – Lá vou eu, tirem o leão... e a risadaria foi geral.

Em revisão.

ansilgus
Enviado por ansilgus em 17/07/2010
Reeditado em 18/07/2010
Código do texto: T2383788
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.