MENINOS X MENINAS

Quando eu trabalhava em uma escola pública, durante o recreio ficava vendo os alunos brincarem na quadra esportiva. As meninas desafiaram os meninos para um futebol de salão. E todo dia era a mesma coisa: as meninas contra os meninos no futebol de salão. Era só goleada 10 a zero 15 a zero e os meninos deitavam e rolavam. Dificilmente alguma menina marcava um gol. Um dia eu já cansado de ver as meninas perderem falei que iria jogar no gol para elas. Foi uma festa, elas praticamente me carregaram para a quadra. Eu na minha juventude fui um razoável goleiro de futebol de salão. Os meninos falaram que iriam me bombardear.

Começou o joguinho. As meninas, não sei se entusiasmadas pela minha presença, logo uma marcou um belo gol. Vibraram, pularam, gritaram e fizeram a maior festa. O tempo do jogo era curto, era apenas parte do intervalo das aulas. E os meninos ficaram desesperados, se perdessem não iriam aguentar as gozações das coleguinhas. Começaram a chutar de todo jeito e eu pegando tudo, eram só meninos de no máximo 12 anos de idade e não chutavam com muita força. A professora chegou na beira da quadra e gritou que faltava apenas um minuto para o término do recreio. Aí os moleques endoidaram, chutavam, xingavam e reclamavam. Um deles irritado comigo que não deixava passar nada gritou:

-O Herculano é muiezinha, ele gosta é de muié!

Eu respondi na bucha:

-É claro que eu gosto de muié, bobão, ocê gosta é de home?

Fui uma gozação geral, o moleque ficou vermelho de raiva. O Zelador da escola já se dirigiu para tocar a sirene dando fim ao recreio, quando um moleque deu um chute fraquinho em direção ao meu gol. Eu estava usando um par de óculos novos, multifocal, e não havia ainda me adaptado com eles, ia subir ou descer um passeio era uma dificuldade. Fui me abaixar para pegar a bola e calculei mal a distância e o tamanho dela, ela passou mansamente entre minhas pernas...

Com o empate, os moleques comemoraram como nunca, e as meninas me xingaram, falando que eu fizera marmelada... uma delas ficou uma semana de mal comigo.

Mas não foi marmelada nem goiabada, foi ruindade mesmo...

***