O caso da pescaria.

Estava eu cuidando da minha horta quando vejo o compadre gumercindo

___bom dia compadre .

___bom dia compadre,a que devo a honra da sua visita.

___vim convidá-lo pra uma pescaria.

___shiiiiiii! Fale baixo compadre. maria nem pode imaginar que eu penso em pescaria.

___mais compadre achei que gostava?

___gostar eu gosto ,mais num gosto mais.

___que que ouve compadre.

___é uma longa estoria ,compadre. Num carece perder tempo vá pesca. Alem do mais eu acho que ele não anda por essas bandas.

__ele quem compadre ?

__ora o peixe que me engoliu.

__o compadre foi engolido por um peixe?

__shiii ! Fale baixo .maria pode ouvir e ser mal-educada com océ.

__então me conta.

__ta bom chegue mais perto pra maria não ouvir.

Estava eu pescando na lagoa ,pensando em pegar peixe .porque é isso que se pesca em lagoa.

E pescaria boa ,é pescaria demorada . sentei a sombra de uma arvore e fiquei mascando fumo. Enquanto decidia que isca usar. E pensei se eu usar uma minhoca irei pegar um peixe ,e provavelmente pequeno. O que aconteceria se eu colocasse uma cobra como isca.

E assim fiz .

__o sr colocou uma cobra no anzol? Como?

__isso são detalhes que não vem ao caso .se esta duvidando eu paro ,na verdade é melhor parar maria pode ouvir ai estou encrencado.

___me desculpe por favor continue.

___pois bem coloquei a cobra no anzol e lancei o mais longe que pude. Não demorou muito e fisguei algo. O bicho brigava muito não havia jeito de tirá-lo da água ,então amarei a linha numa arvore e fui buscar ajuda. Não encostrei ninguém é que naquele dia o foice ia jogar e todos foram pra la.(Dia de jogo do foice e' feriado) Foi quando eu vi um carro de boi e tive uma ideia. Amarrei a linha no carro e puxei, não andou um tantinho assim. Atrelei dois cavalos um burro ,três vacas e dois cachorros. Pois bom consegui tirar o bicho .não vou nem dizer o tamanho do peixe ,pois se disse se que tinha 10 metros o compadre não ia acreditar,mais que tinha dai pra mais tinha. mais num vou dizer.

Pois bom quando resolvi desenganchar o anzol da boca do bicho que foi minha desgraça. Minha aliança caiu dentro do buxo do bicho,ah fui buscar .abri bem a boca dele e tentei pegar a aliança,desgraça pura compadre ,num é que o bicho me engoliu. E não foi só isso ,ele voltou pra água .quando cheguei na barriga do bicho e meus olhos se acostumaram a escuridão eu vi um sujeito sentado na língua dele. (do peixe é claro.)

então lhe perguntei cê viu uma aliança?__ Tá procurando algo ,senta aqui vamos jogar damas.

__ não, to procurando minha aliança.

__então esquece há cinquenta anos perdi meu relógio ,e ainda não achei .nem eu nem meus companheiros.

__ foi quando vi ,que havia vários homens ali. Fiquei assustado. temos de sair ,eu disse.

__já disse eu estou aqui a cinquenta anos ,eles estao a mais .olhe o que esta escrito naquele canto.

(JONAS ESTEVE AQUI.) .

Ao ler aquilo fiquei apavorado ,tinha de fugir de qualquer jeito. Então peguei um pedaço de fumo pra mascar.

__por favor senhor não pode fumar aqui,oque !vai mascar? pior ainda ,onde vai cuspir?

Ao ouvir tal palavra,tive uma ideia pra escapar. ____ VOCES TEM FUMO?.

__temos mais já disse que não pode fumar.

__não e´pra fumar .e´pra escapar.(como?).vou amarrar o fumo no meu corpo e me jogar na boca do peixe prele mastigar. Assim que ele cuspir o fumo vai me cuspir também. Se der certo vocês fazem o mesmo.

__PERA I..... , só pra ver se entendi.o sr amarrou fumo no corpo pro peixe mascar . E quando ele cuspisse ,o sr escaparia.

__isso,isso.

__e deu certo?

__que pergunta besta!num to aqui ,oiá.

__como o peixe não mascou o sr?

__sei la ,devo ter um gosto ruim... Pera ai ! Tá duvidando de mim?

__não !!! e´ claro que não. Pera ai ,e a aliança?

__ta aqui o´.e num e´que tava grudada no dente do bicho. quando me cuspiu ela veio grudada no fumo .e tem mais ,num e´que o que pra mim pareceram horas foram oito dias. Por isso maria ficou preocupada ,e se eu não tivesse amarrado a linha na arvore, sabe-se la onde estaria agora. Maria me fez prometer num pescar nunca mais.

__e os outros escaparam?

__a num sei ! Mais se voltarem terão uma surpresa .

__qual?

__eu achei o relógio o´,e num e´que tá funcionando! Deve de ser um Roscofio.