Os filhos de mulher pura

Contam por aí que houve, numa pequena cidade do interior, na inauguração da igreja matriz, um milagre desses de participação coletiva, pra ninguém botar dúvida no acontecido. Que foi milagre mesmo, foi! Um dos mais famosos milagres de século passado – o milagre de Fátima – fora presenciado por apenas três crianças. Esse não, todos os presentes à missa foram testemunha ocular.

Precisando pintar a imagem da santa padroeira na parede principal, aquela que dá frente para o altar, o vigário contrata o mais famoso pintor da cidade, que era também, o mais pinguço do pedaço. Detalhe, aquele fôra o único dia na vida em que se encontrava sóbrio. Valores acertados – a mais alta transação financeira fechada por aquela redondeza - o negócio fechado consistia em pagamento antecipado, dada a importância da imagem a ser pintada, material de primeira e importado muito caro.

Com o dinheiro no bolso o famoso pintor, faz da mesa do bar seu atelier. E os dias vão passando, passando e nada dele iniciar a obra de arte. Mas ele sabia o que estava fazendo.

E chega finalmente o grande dia, o dia da inauguração da igreja. O templo estava lotado. Todas as autoridades representativas se encontravam presentes. Um enorme lençol cobria a pintura que seria descerrada pelo bispo.

É quando o pintor, do púlpito, pede a palavra:

- Senhores, essa obra foi pintada com inspiração divina e somente aqueles filhos de mulher pura poderão ver toda a beleza que nela há.

E quando o bispo descerra a placa de inauguração é uma comoção geral:

- Oh! Que lindo!

- Divino! Maravilhoso! Milagre!!

E o padre, olhando para a parede – em branco – e para a multidão extasiada, pensou:

- Meu Deus, será que eu sou o único filho da puta aqui e não vejo nada?!.......