TRAÍDA PELA LÍNGUA!
Nossa língua portuguesa, belíssima e complexa, tem dessas armadilhas, inclusive aos mais letrados:
Tratava-se dum desses bate- papos corriqueiros que ocorrem por aí, ao longo do dia, mais uma vez no cenário duma fila de supermercado.
E eu não pude deixar de ouvir a conversa, posto que me encontrava na mesma fila.
As pessoas se inflamavam com a aproximação das festividades da copa,e aqui faço apenas uma breve observação: Deveras, mas que confusão , não?
Mesmo o maior observador, aquele que acompanha fielmente a todos os movimentos da festividade, parece que demorou a entender , afinal, qual seria o grande dia da estreia da Copa Mundial de Futebol...marcada logo mais, para hoje. É isso mesmo?
E como costumo dizer, embora futebol e política não se discute, são na atualidade os assuntos mais discutidos por aqui.
Isso sem falar que religião também não, mas como política por aqui mais parece um ritual teológico...
E o papo fluía..."ah, mas essa seleção sei não!, ah, mas o Dunga,ah estão mesmo desviando a atenção do povo nesse ano eleitoral, ah, mas se o Brasil ganhar aí sim é que os políticos vão levar a fama...e as urnas!"
Até que ela, uma senhorinha que até então só ouvia, soltou a pérola: " É, mas o nosso presidente é muito PEDAGOGO!"
E eu estiquei meus ouvidos e meu sentido para a interessante conversa que seguiu.
Alguém indignado que estava ao lado, muito gentilmente retrucou: "Nossa, como assim, pedagogo, senhora?"
E ela enfaticamente se explicou: "Ora, ele fala um monte em nome do povo, mas faz só que interessa aos seus políticos!"
O interlocutor do diálogo, meio sem graça, muito sutilmente lhe explicou a semântica: "Ah, sim, entendi, claro, a senhora quis dizer "DEMAGOGO, de demagogia, certo?".
Ela ainda o questionou com o olhar. Então, ele prosseguiu:
"A senhora se confundiu: PEDAGOGO refere-se à PEDAGOGIA, o curso que ensina a grande arte das técnicas de educar, aquele no qual uma pessoa se gradua professor depois de cursar a faculdade de PEDAGOGIA ".
E eu lá ouvindo a delicada explicação.
Qual não foi meu susto quando ela, ingênuamente,ainda insistiu,:
"Mas então...não existe faculdade de DEMAGOGIA?"
Claro, vocês que me lêem, devem estar pensando que criei o conteúdo dessa crônica.
Não criei não.
O diálogo de fato ocorreu na íntegra.
Depois que paguei minhas compras sai de lá encantada, por dois grandes motivos:
Primeiramente porque aquela senhorinha não sabe, mas de fato, ela tem toda razão.Oficializou um novo curso de graduação que nos é meio...clandestino. Mas se é curso...sempre sou a favor! Não gosto é de DIScurso.
Faculdade de Demagogia. Caiu como uma luva!
E depois, além da ideia desse meu texto, descobri que, num país que urge por educação, taí uma sugestão ao MEC para a inclusão da DEMAGOGIA, senão na grade curricular das CIÊNCIAS POLÍTICAS, ao menos num cursinho rápido, a tempo, como um daqueles tipo supletivo, para enriquecer as nossas tão brilhantes estatísticas de tudo, os alvissareiros números pré-eleitoreiros.
Doravante em tempo, eu também explico àquela senhora: Atualmente nossa melhor "faculdade" já é a de "PEDAGOGIA EM DEMAGOGIA!
Somos imbatíveis na arte,afinal...o que temos de bons professores...
NOTA:
Agradeço imensamente àquela senhora "tão sensível" de ontem pela inspiração do meu presente texto de hoje, válido para todo o sempre".