Joãozinho ganhou na disputa
Joãozinho foi à escola e como bom aluno participou ativamente. A professora fazia perguntas e os alunos iam um a um respondendo. Dessa forma, todos participavam e a professora fazia através daquela dinâmica um momento de aprendizagem.
A aula tinha como tema: Higiene. E como a mãe de Joãozinho é zelosa, assim que o filho chegou,foi logo perguntando:
- Como foi a aula, meu filho?
Largando os sapatos e a bolsa na sala, Joãozinho foi respondendo:
-Foi boa, mamãe.
- E o que você aprendeu hoje?
- Aprendi muita coisa.
A mãe querendo mais detalhe, enquanto olhava para a amiga Simone que chegara de surpresa, insistiu nas perguntas:
- Mas, qual foi o momento mais divertido?
Orgulhoso, Joãozinho soltou a matraca:
- Ah, foi a aula da tia Cíntia. Ela perguntou muitas coisas, e eu ganhei de todo mundo.
-Foi? Conte pra mamãe como foi essa experiência.
- A professora perguntou quem escovava os dentes após as refeições.
- E você, o que respondeu?
Estufando o peito, Joãozinho solta o primeiro rojão:
- Eu respondi que NUNCA!
A mamãe de Joãozinho arregalando os olhos, disse:
- Joãozinho, meu filho, VOCÊ ESCOVA OS DENTES TRÊS VEZES AO DIA!
Parecia que Joãozinho nem ouvira a última frase da mãe. Saiu com outra de deixar qualquer um de cabelo arrepiado.
- Ah, mamãe, a senhora nem sabe qual foi a outra pergunta que a professora fez! A resposta que eu dei foi tão boa, mas tão boa que a classe ficou sem dá um pio! E a Tia Cíntia, ficou gaguejando, igual à galinha do vovô!
-Olhe o respeito, menino!!! Joãozinho não compare sua professora com uma galinha!!!
A mãe, apreensiva tentou mudar de assunto. Além disso, havia a colega que ouvia tudo... Mas como fazer Joãozinho parar a matraca?
- Meu filho,vá tomar banho e depois você me conta o resto.
- Não, mamãe! Vou contar tudinho agora, se não eu esqueço.
Pulando feito um cabrito, continuou:
- Tia Cíntia perguntou quem gostava de tomar banho e quantos banhos a gente tomava por dia.
A mãe encolhendo-se na cadeira, perguntou:
- O que a classe respondeu?
- Ah, todos responderam que gostavam de tomar banho. Somente Bruna e eu ficamos no contra.
- Não entendi. Qual foi sua resposta?
Disse que não gostava de tomar banho! E pra não ficar por baixo e ganhar da Bruna, eu disse que a senhora também NÃO GOSTAVA DE TOMAR BANHO! NUNCA!NUNQUINHA!
A visita caiu na risada. Joãozinho saiu correndo direto tomar seu banho, como sempre fazia, e a mãe do menino dizia entre os dentes:
- Nunca mais ponho os pés naquela escola.