UM HOMEM SEM CORAÇÃO... DE CÃO...

Bem, antes de iniciar o assunto da minha crônica já esclareço que adoro cachorros, embora não os tenha por total falta da imprescindível logística para deles cuidar com respeito e carinho.

Porém, ultimamente os bichinhos de estimação, antes de mais nada, estão super na moda!

É propaganda, reportagem, gente famosa falando dos seus, entrevistas, desfiles, lojas de produtos especiais, enfim, já até falei por aqui, que não podemos esquecer que historica e politicamente "cachorros viraram gente". Você se lembram.

Não sei se tenho razão, mas penso que apesar da belezura dos bichos, e em especial a dos cães, nossos indubitáveis amigos fiéis, parece que ultimamente tenho percebido um certo exagero, digamos, nas relações entre bichos e humanos.

Sei lá, esse mundo está tão virado que confesso que piso em ovos para aqui expor minha cuidadosa opinião.

Outro dia vi uma conhecida chorando porque todos da família haviam viajado e ela não poderia deixar seu filhinho sózinho.

Quem? O cachorro.

Eu ainda lhe perguntei por que não um hotel para bichos, já que aonde a família estaria hospedada se cometia o sacrilégio de não aceitarem seu cãozinho como hóspede.

"Ele morreria sem mim."-disse convicta de si.

Noutra oportunidade ainda, também num evento dum hotel, vi uma esposa largando o marido sozinho, a voltar para casa com o seu cão assustado, furiosa, posto que o bichinho incomodara os hóspedes na noite anterior e não lhe fora permitido ficar naquele estabelecimento...hospedado, nem mais um minuto.Foram irredutíveis!.

" Se meu filhinho não é bem vindo aqui , eu também não sou!" retrucou a senhora ao gerente do hotel e ao seu paciencioso marido.

O cachorrinho havia latido a noite toda, eu ouvi, escondido da hotelaria, a ecoar sua ansiedade sufocada pelos demais aposentos do hotel.

Mas o que mais me impressionou foi a recente cena dum elitizado shopping aqui da cidade, talvez o mais elitizado no que diz respeito aos seus elegantes transeuntes donos de seus respectivos cães.

Por ali a gente vê de tudo que seria o mais chique da última moda para os cães e seus pomposos donos.

Eu dispensarei os comentários porque é tanto chiquê que vocês nem acreditariam.

E aquela madame subia a escada rolante, toda emperequetada, com dois cãezinhos diminutos, um em cada uma das mãos.

Um deles parecia até miar quando me olhou bem no fundo dos olhos...

Tive a ligeira impressão de que não me queria por lá.

"O que foi querido, está com sede?", perguntou ela ao seu bichinho, e logo que acessou o piso, não teve dúvidas, colocou o cachorrinho no bebedouro de "gente".

Só...que teve quem reclamou. Chamaram o segurança. Explicaram o ocorrido. A confusão estava montada.Duas vertentes a discutir o problema no corredor do elegante estabelecimento.

"Senhora, o bebedouro do shopping não pode ser utilizado pelos cães, é a norma da casa!"

"O quê? E você pensa que meu filhinho vai morrer de sede, homem sem coração! O senhor não sabe como é duro ser um bichinho indefeso..."

E saiu dali jurando nunca mais voltar.

Eu que assistia tudo de longe, sinceramente, achei a promessa daquela madame muito prudente...e deveras higiênica.

Era bom que não voltasse mesmo.

Mas que aquele era um homem sem coração...ah, nisso eu também concordo.

Nota

Verídico.