CRIANCAS ...CRIANCAS...

Minha amiga e visinha dona Lela, foi minha professora la' no primario, e' visinha dos fundos, tenho uma escadinha por la' e sempre que quero '' fofocar, bater um papo rapido ou entregar algo para ela eu '' trepo na escadinha'' e ela na dela, na escadinha, e nem ai pra panela queimando la' no fogao dela, um dia colocou ovos em uma chaleira de aluminio, encheu de agua, tapou e me chamou, me deu frutas do quintal dela, eu adorei , ficamos no papo e quando vimos uma fumaceira ainda falamos:- de quem sera' que esta' queimando algo...era na casa dela, a agua secou, os ovos estouraram, a chaleira furou , derreteu o fundo e o fogo comendo solto..ela voou, apagou o fogao 'a gas, tirou a chaleira, jogou no lixo e voltamos 'a nossa prosa gostosa, agora rindo mais ainda...coitada da chaleira, dizia ela, mais de 20 anos que comprei...se foi....mas viu Melia? e nao paramos mais, que delicia!!! eu e ela somos duas '' destrameladas '' mesmo, minha mae tem uma '' reiva'' quando me ve '' trepada'' por la', vive dizendo:-

Coisa feia Melia, mulher velha que nem voce, nem menina moca e' mais, ja' passou da idade de ficar ''trepada'' em escadas, trapadas em cima do muro...coisa feia!!! e eu nem ai...fico mesmo, sou dona do meu nariz...minha mae nao fica '' trepada'' em escadinhas no fundo do quintal, eu fico, ela fica e' na calcada varrendo e fofocando, isto eu sei desde que era crianca, a visinha vem de um lado varrendo, minha mae de outro, falando da outra que esta' varrendo em frente...a visinha da visinha da frente sai tambem varrendo e ficam falando das outra duas...e' bonito isto?.ahhhh!!! va' merda...trepo mesmo!! ..fofoco mesmo!!!

E dona Lela dias deste me passou uma copia de um e-mail que ela recebeu la' na escola, e' aposentada, mas foi por la' resolver alguma coisa e lhe deram este papel...mostro pra voces ja', agora...

"" Todas as crianças haviam saído na fotografia e a professora estava tentando persuadi-los a comprar uma cópia da foto do grupo.

- Imaginem que bonito será quando vocês forem grandes e todos disserem: 'ali está Catarina, é advogada', ou também 'este é o Miguel. Agora é médico'.

Ouviu-se uma vozinha vinda do fundo da sala:

- E ali está a professora. Já morreu!

Eu ri tanto que quase cai da escadinha e dona Lela ria tambem...e li de novo e ajuntei :- ja' morreu e se fudeu!!! e dona Lela riu mais ainda...e' verdade Melia, morreu? coitada dela, mas antes ela do que eu, dizia, para completar, dona Lela..e'hhhh!!! crianca diz cada uma...que so' escutando para saber...

Marcinha, a netinha da minha visinha, dona Eulalia, vem sempre aqui em casa..dias destes, ela fazendo a licao de casa e ficamos na prosa, eu e ela...e perguntei :- Marcinha voce sabe o que e' passado?

Sei Melia, e' uma coisa que ja' foi...mas tambem pode ser uma coisa passada no ferro de passar roupa..minha mae falou pra Joana que o lencol da cama nao estava bem passado..entao Melia eu acho que passado e' uma coisa lisa tambem

Lisa? como assim Marcinha?

Uuue Melia!!! minha mae falava:- Joana tem que alisar bem para o lencol ficar bem passado...eu ria e ela "" se'ria "".......achando que eu era boba...nao falou, mas pensou, com certeza!!!

E presente Marcinha o que e'?

E o que eu ganho sempre no meu aniversario, no natal, no dia das criancas...ela, como toda crianca ja' estava em outra...

Nao Marcinha...nos verbos

Ahhhh Melia, ce nao explico...e' agora, e' hoje

E futuro?

O Andrezinho falo que a mae dele falo que no futuro ele vai ser meu namorado e que ele vai casar comigo...eu nao quero!!! eu nao gosto dele...ele e' chato!!! bate ni mim e em todas as meninas da escola...eu nao gosto do futuro por isto...num quero casa' com o Andrezinho...ce acha que vo Melia?

Eu rindo e fui dizendo:- so' o futuro dira'

Ce conhece ele Melia, o futuro?...entao pergunta pra ele se e' verdade da mae do Andrezinho e me fala viu? e pode fala' pra ele que eu nao quero...nao gosto do Andrezinho, nao gosto

Esta era a versao de passado, presente e futuro para Marcinha nos altos dos seus inocentes 10 aninhos...que lindinha!!

E fechou o caderno e foi brincar com Lala' e Lilico , meus amados cachorrinhos...Geito e Jeita, meus amados gatinhos, escondidinhos la' no meu quarto, em cima de minha cama...que se ela, Marcinha acha...acabou os sossego dos dois...tadinhos!!

Quao diferente de mim e' Marcinha. Eu na idade dela ja' tinha namorado todos os '' Andrezinhos'' da escola, punha minha mae louca, diz ela que ficou de cabelos brancos por mim...sera'?

<<<<<<<<<<<<<< >>>>>>>>>>>>>

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 11/05/2010
Código do texto: T2250267
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.