Um tubarão fora d'Água: Aulas de alemão para estrangeiros, nada tao estranho quanto ser estranha com outros estranhos...

Nos últimos 7 meses, sou estrangeira não só na Alemanha, mas em tudo quanto é lugar que vou. Almoço com duas americanas e escuto minha própria voz falando um inglês forasteiro, inventando palavras simpáticas. A californiana diz: “- Não se preocupe, seu inglês é muito bom e até consigo entende-la!” - Claro, claro... olha que coincidência, eu também consigo entender quando falo!! (Somos únicas!).

Meus amigos espanhóis dizem que não falo espanhol, mas sim: “argentino”! Já me perguntaram também, se falo “brasileiro”, então, acho que o tal de castelhano que aprendi na Argentina, poderia ser “argentinês” ou, “argentiano”...

Ainda tem aquele conhecido espanto, quando confirmam: “-Você é brasileira? Achei que só houvessem negros no Brasil”, quando não verbalizam, a perplexidade e espanto flota suave pela atmosfera.

O pessoal da Africa se irrita ferozmente, quando dizem que eles vem da África (parece redundante) e não de seus referidos países. No começo, não entendi (também pensei: Ah, Nigéria? África! Camarões? África! E assim por diante...), mas é como se dissessem que sou da América do Sul (verdade), mas nunca citassem o Brasil como meu país. Falando em pessoal da África, o cara da Serra Leão fez uma brincadeira muito especial com minha amiga dos E.U.A, e um cara do Iraque, dizendo: “- Hey, você é americana? Então vocês nunca poderão ser amigos!” Em seguida, apontou o dedo brincalhão na cara do iraquiano, enquanto minha amiga ruborizou sangue pelas bochechas. Uma voz no fundo gritou, em inglês: “- This is not funny, idiot!”

Uma conversa com uma desconhecida na cafeteria e uma pergunta, após saber que sou made Brasil: “-Seu país é grande ou pequeno?” Então, respondo: Pequeno, bem pequeno... e respiro fundo para poupar minhas unhas já roídas. Pode soar arrogante, mas, porra, não conhece BRASIL nem de nome??? No dia seguinte, a mesma desconhecida curiosa por mim, repete a anedota: “- De onde você é mesmo?” E me pergunto se é menos pior do que explicar que o Maradona não é brasileiro!

… num quiosque turco, o rapaz pergunta: Quantas horas levo de CARRO daqui (Alemanha) ao Brasil?(talvez ele pense que o pequeno país onde nasceu o negao do Maradona, fique no continente Europeu).

Aumentaram 1 hora nas classes diárias de alemão e eu me pergunto, pra que??? Para que prolongar mais uma hora daquilo que não entendemos? Por isso que, de vez em quando, tenho surtos de loucura! Sou torturada todos os dias junto com meus outros companheiros e ainda devemos pagar por isso! Meu marido diz: Ah, não é tao ruim, meu sobrinho estuda até 16 horas! (tudo bem, ele é alemão e consegue decodificar o idioma). Vou perguntar: Porque não estudamos até as 18 horas? (Seria uma fantástica experiencia com seres vivos)! Como nós, ratos de laboratório, terminaríamos o expediente após estas aulas de alemão a sangue frio?

Imagino as professoras, como enxergam e comentam esta cambada de forasteiros com sotaques diversos... Os russos rosnam quando falam alemão, é só escuto a emissão de um barulho ininteligível. Um colega da Servia não abre a boca, mas consegue emitir 300 palavras por segundo, (é quase um estupro verbal). Quando temos 5 graus positivos, o cara do Cazaquistão morre de calor e escancara a janela, congelando todos os pobres providos de países tropicais (até entendo, Cazaquistão chega a fazer 40 graus negativos), imaginem que com 5 positivos o cara tem suor até pelo nariz!

Outra, o loucão da Nigéria comenta com a chinesa de quase 50 anos, que há 6 meses não tem relações sexuais... A cara dela? Não me perguntem, o que a pobre coitada tem a ver com isso?

Ausländer! Que fantástica experiencia fazer parte desse grupo tao eclético e louco...

Conversa em sala de aula e uma atividade em alemão: “Wenn du rich wärst, was würdest du machen?” (Se você fosse rico, o que faria?) E o cara da Tunísia, país situado no norte da Africa, entre Argélia e Líbia, que sonha casar com as 4 mulheres que lhe são de direito, diz: “Compraria mulheres!!!!!”, e em seguida, lança um olhar sonhador à plateia petrificada. O cara da Albânia o odeia de morte e sussurra em meus ouvidos, quase como segredo: O povo da Tunísia não tem cultura! E eu penso cá com meus botões: Acho que quem não tem cultura sou eu, pois nem sei onde fica a tal da Albânia, e pior, nem sabia que era um país!

.... e a brasileira branquela fica lá, só rindo...