A LIÇÃO DA ESTAÇÃO
Era época de abril e eu sempre o via ali, parado a beira da estrada, com aqueles saquinhos de pinhão para vendê-los aos clientes que de carro transitavam pela rodovia.
Na verdade, sou daquelas que "curtem" dar uma paradinha nas bancas de frutas dos acostamentos, aquelas que se situam próximas às cidades produtoras das diversas delicias da agricultura da época.
E cá venhamos, há bancas de estradas que já se tornaram verdadeiras empresas, com estacionamentos seguros, o que não era o caso daquele frágil senhor, já tão senil, sob um sol de rachar, ah, aquilo me tocou o coração.
Eu descia a rodovia, vinda da serra das araucárias, e aqui confesso que já estava com o automóvel lotado de pinhões,-minha paixão! alguns comprados pelos pontos de venda da cidadezinha serrana.
Porém daquela vez resolvi parar, mais na intenção de ajudar as vendas daquele mesmo senhor de sempre, de quem eu nunca havia comprado uma semente sequer, aquelas vermelhinhas que denunciavam frescor de vida. Foi assim que logo ao parar o carro:
-Pinhãozinho, "fresquin fresquin" pra senhora ô dona, direto da pinha!
Sem olhar muito para a qualidade, sai dali com mais dois sacos de sementes que me custaram o dobro do preço do mercado.
Não tinha importância-deduzi- porque minha intenção era outra: ajudar aquele pobre homem batalhador.
Ao chegar em casa preparei a minha panela especial e o "pinholino", meu aparelho que descasca os pinhões depois de cozidos.
Sentido o cheirinho típico da araucária se espalhar pela minha cozinha...pronto! ali estaria a delicia da serra das araucárias! As dádivas dos céus!
Qual não foi meu susto, quando ao abrir a panela eu vi meus pinhões "fresquin fresquin", todos dos anos passados e possivelmente dos retrasados também, sobrenadantes entre uma enormidade de "bichos- goiabas" que mais pareciam tempero exótico.
Mas eram bichinhos bem cozidinhos.Uma afronta à biodiversidade...
Lição da estação? Caí de cara...por ter coração...tão frágil quanto o pinhão.
E pensar que outro dia eu ainda o vi por ali...danadin danadin...