Resgatando a cultura popular - A Cultura local diante do processo de Globalização

A Globalização não é um fenômeno do mundo atual, esse processo se iniciou no século XV com a expansão marítimo-comercial européia, e nas últimas décadas teve grande velocidade de abrangência devido às novas tecnologias. Caracteriza-se por um conjunto de mudanças no processo de produção de riquezas, nas relações de trabalho, no papel do Estado, nas formas de dominação sociocultural. O seu ponto de partida é a revolução tecnológica dos meios de informações e de comunicações a partir dos anos 1970/80 (com grandes fluxos de investimentos, capitais, serviços, mercadorias, pessoas, informações...). A disputa econômica cada vez maior entre países e empresas tem como palco todo o mercado mundial. O capital começou a circular mais livremente de um país para outro, para a venda e a compra de mercadorias, para a instalação de empresas ou para aplicações financeiras...

Neste processo ocorreu uma maior difusão de hábitos, de consumo, de modos de vida diferenciados, costumes, tradições... Será que ainda é possível a preservação das cultuaras nacionais e locais diante desse processo de Globalização? Ainda não se sabe, mas em todo o país têm surgido movimentos nacionalistas em defesa dessas culturas locais e nacionais... Diante desse mundo globalizado e capitalista não podemos esquecer as nossas raízes, um grande exemplo desse acontecimento em Coromandel-MG é a dupla ‘Zé Doradim e Riberão’, e a humorista ‘Mariinha Santa Rosa’,que buscam retratar e valorizar a nossa cultura local. Pessoas ilustres de nossa cidade que merecem respeito e admiração por parte de autoridades competentes e de toda a nossa comunidade pelo brilhante trabalho realizado em prol de um resgate cultural, mostrando a nossa identidade cultural de uma forma humorística e realista. Que bom que Coromandel tem pessoas tão talentosas e dinâmicas como vocês, que apesar de vivermos em um país que valoriza uma cultura estrangeira e esquecem de que aqui mesmo estão os melhores profissionais, parabéns pelo trabalho realizado para com a nossa sociedade, continuem mostrando e resgatando a cultura local...muito sucessos para o trio!!!