'' MALEDETTOS''

                   Dona Gemma veio ainda nenem para o Brasil. 
                   Os pais dela, italianos,  fugindo da segunda guerra '' aportaram'' aqui na minha cidade e nunca mais sairam.
                   Estao la' no cemiterio Sao Joao Batista, que '' ele'' Sao Joao os amparem, eram '' tutti bona gente''.
                   Assim como toda '' la famiglia'', e quando conheci dona Gemma ela ja' era uma senhora, tinha idade bastante para ser minha avo', e eu queria muito que ela fosse, ela gostava de mim, me mimava, me bajulava que so' vendo!!!
                   Desde que chegou sempre morou na mesma casa, quando se casou morou nos fundos e quando seus pais ficaram velinhos mudou para a casa da frente, mudou e' jeito de dizer, nunca se mudou de todo da casa maior, vivia entre as duas, criou filhos, netos, filhos se casaram e moram por perto, netos tambem., familia italiana e' assim mesmo.
                    A casa de dona Gemma fica em uma rua sem saida, e' uma rua enclinada, um aclive/declive bastante acentuado e a casa dela fica no meio da subida ou descida , dependendo do ponto que voce esta', e para trafegar de carro por la' e' uma '' loucura'', a rua e' estreita, passa dois carros medios quase se '' raspando'' , caminhoes de lixo, de entregas fazem '' bonito'' por la', alguns entregadores preferem e vao 'a pe' levar suas cargas puxando-as nos carrinhos...e' melhor mesmo, menos trabalho, agora imagina se algum '' folgado'' estaciona por ali o que acontece!!

                    E e' agora que entra dona Gemma na nossa '' prosa''-------------

                    Quando dona Gemma era menina so' pedestres e carrocas se aventuravam subir e descer aquela rua calcadas de '' paralelepipedos'', mas com o tempo vieram os carros e ai a confusao comecou, sempre teve '' alguem'' discutindo, brigando pro la', e sabem como '' italianos '' sao nao?
                     Parla...parla...gesticulam, gritam, dizem palavroes e tudo acaba em '' pizza'', 'as vezes em '' vendetta'' e a coisa vai por ai, sem fim.
                     E dona Gemma depois dos 70 anos ficou denominada a '' guarda'' da rua.Ela mesma se elegeu e dai para a frente sai de baixo.
                     E e' uma graca ver como ela '' administra'' a  sua rua.
                     Levanta cedo, cedinho, abre a janela e espia para a direita e para a esquerda para ver se tem carro estacionado......se tem ja' sai de apito na boca e um '' cassetete'' e uma tampa de panela velha na mao...e toma apito estridente e barulho ensurdecedor que acorda ate' defunto la' no cemiterio, e  olha que fica longe o cemiterio e da-lhe' apito e batida de tampa de panela velha.
                     E quando o coitado que estacionou sai encontra uma multidao aplaudindo dona Gemma que nesta altura ja' esta' gritando :-

                      '' Maledetto...cornuto...vai estacionar em outro lugar, aqui nao mafioso de uma figa...some logo Maledetto...e nao para ....maledetto e mais maledetto...!!

                     E o povao da rua e de outras ruas vizinhas, xeretos!!,  '' atissando'' empurrando....ai dona Gemma....isto mesmo....da'-lhe dona Gemma...e ela se sentindo a rainha da Italia mandando brasa...e o coitado ohhhh ligando o carro e se '' escafedendo''. Geralmente quem estaciona, ou nao conhece dona Gemma ou e' parente de alguem que quer tirar sarro com ele e com '' ela'', a dona Gemma, e conseguem, ou entao '' molecadas'' arruaceiras como dona Gemma diz para me provocarem e conseguem.
        
                     Sai cada pau!!! . Dona Gemma so' nao apanha de ninguem e nem e' muito '' xingada'' ou '' ofendida'' devido a idade, mas imagino que alguns tem vontade de dizer coisas feias 'a ela ou mesmo dar uns tabefes, tadinha!!!

                     E quando estacionam bem em frente 'a casa dela? Minha nossa!!!
                     Ja' chegou a atirar, da janela, agua suja do banheiro no carro, molho de tomate, sopa da noite anterior cheirando azedo, terra, po' de cafe' usado e molhado, deu cada pau, cada bate boca....ela na janela, o dono do carro na rua...ela gritando, o dono ou a dona do carro gritando palavroes, chamando a policia, ela enfrentando guardas e tudo o mais....e'...e' poderosa a dona Gemma.

                     E o que mais enfurece dona Gemma e' quando confundem seu nome com gema de ovo....ai a coisa ferve!!!

                     Uma dona de um carro, que ela , dona Gemma atirou ovos, um dia no '' ardor'' da briga mandou:-...sai gema de ovo, tem cara de gema de ovo mesmo...vorta pra drentro do ovo...do cu' da galinha de sua mae...maledetta e' voce...galinha velha...e dai para a frente...  e pra que?..levou mais ovos no carro ...na cara, na roupa...todo mundo na delegacia. Dona Gemma levou uma '' carraspana'' do delegado , voltou como '' heroina'' da rua.

                     E um dia um mais valente e mais afoito enfrentou dona Gemma.
         
                     Estacionou na frente dela....ela na janela....ele manobrou, parou, deu um '' tchauzinho'' para ela...ela so' de olho, ele foi se afastando, e ela:-

                     Ohhh maledetto...olha aqui oooo....vai parar ai e'?

                     Vou. Por que? e' proibido? onde esta' a placa?

                      T'a aqui ooooo maledetto....e bumba, atirou um balde de agua suja, cafe, molho, terra no carro limpinho, novinho, zerinho e ai o pau comeu...ela na janela...ele na rua e o '' povao'' torcendo...metade para ela e metade para ele....e gritavam o nome dela...Gemma....Gemma... e o nome dele....a mulher enloqueceu, coitada!!!

                      Saiu para a rua, tentava comer o '' coitado '' no tapa, ele correndo...ela gritando :- maledetto...cornutto...e o canal de televisao so' filmando, era uma pegadinha, passou  no domingo 'a tarde...todo mundo na casa dela assistindo, portas e janelas abertas....virou noticia.

                       Agora ninguem mais estaciona por la'.....todos os carros nas garagens e se nao tem lugar vao para outros lugares....fudidos, maledettos, cornutos...agora vao ne'? desgraciattos....fala dona Gemma , agora vao antes nao!!!
                       Valeu dona Gemma, o departamento de transito da cidade colocou placas por la' onde se le :-

                      '' PROIBIDO ESTACIONAR ''
                        NOS 7 DIAS DA SEMANA
                         24 HORAS DO DIA
                        OBEDECAM........
                        SE NAO OBEDECEREM, MALEDETTOS
                        E' COMIGO QUE VAO SE HAVER!!!
                                                         -------GEMMA.

_______________________________________________________________
AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 21/03/2010
Código do texto: T2150189
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.