BRINCANDO COM AS PALAVRAS - XVIII

SABENÇA: Forma usual de meninos e marmanjos solicitarem a bênção a um parente ou um padre no interior de Minas.

(Forma popular para o termo Sabedoria)

SABINADA: Um completo ignorante.

(Revolução separatista ocorrida na Bahia durante o período regencial, a qual tinha por objetivo desligar o governo Provincial do da Regência)

SALDADO: Sal grátis

(pago, quitado)

SALMONELA :é o que se recomenda para a pessoa que quer ouvir uns poemas antigos ,especialmente os bíblicos do antigo testamento.

(gênero de bactérias entéricas do homem e dos animais o qual conta perto de mil tipos relacionados bioquimicamente)

SEDIAR: O mesmo que sufocamento, sede ou falta de ar

(tornar-se sede de , estabelecer-se como local principal)

SINERGIA: Falta de luz

(esforço coordenado de vários orgãos na realização de uma função, cooperação)

SINESTÉSICO: O resultado daquela dor terrível no local onde houve intervenção cirúrgica que não foi amenizada pela anestesia.

(relação subjetiva que se estabelece espontaneamente entre uma percepção e outra que pertença ao domínio de um sentido diferente)

SUCESSÃO: Segundo o nobre e talentoso escritor Wilson Pereira, lá de Brasília e daqui do Recanto, os vários homens que vão entrando e saindo do lugar do Arruda (aquele...), pensam que é o tamanho do sucesso que estão fazendo no governo de Brasília.

(acontecimento posterior, o que vem depois ( do evento)).

SUSPEITOS*: Procedimentos de mamografia e plástica feitos pelo Sistema Único de Saúde.

(duvidosos, que geram desconfiança)

* obrigado ao Erik Masters pela contribuição

SUSTENTAR Ficar na fila do Sistema Único de Saúde a fim de conseguir algum procedimento médico.

(suportar, manter)

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 17/03/2010
Reeditado em 18/03/2010
Código do texto: T2142898
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.