BRINCANDO COM AS PALAVRAS - XVII
RADIANTES: Os aparelhos de rádio de antigamente
(brilhantes, cintilantes, fulgurantes)
RADICAR: Os aparelhos de rádio dos carros americanos e ingleses
(Enraizar, aprofundar, criar raízes)
RAPACE: Modo imperfeito do subjuntivo de “rapar” (rapasse)
(Aquele que rouba, raptador, rapinante)
RAPACIDADE: Um arrastão urbano de grandes proporções
(Tendência para o roubo, hábito de roubar)
RATUÍNO: Um rato caminhando
(sujeito ordinário, reles)
REBUSCADA: É a procura da marcha a ré por quem está aprendendo a dirigir
(esmerada, requintada, sofisticada)
REGIMENTO: O que o maestro está fazendo no momento em que a orquestra está tocando.
(regulamento – é também um corpo de tropas comandadas por um coronel)
RETORTA: Uma manobra de ré mal feita
(Vaso de louça ou de vidro com o gargalo recurvo, voltado para baixo)
RITARDANDO: Demorando a rir (Dizem que quem ri por último é ritardado)
(Atrasando pouco a pouco o andamento do ritmo musical; trecho musical executado lentamente)
ROÇADELA: Uma chácara ou sítio pertencente a uma mulher
(toque leve, atrito leve)
ROSBIFE: Caso verídico: eu fiquei amigo do Rubens em um curso de aperfeiçoamento que fizemos pela empresa onde trabalhávamos, sendo ele de um estado e eu de outro. Encontramo-nos no curso no RJ e um dia fomos almoçar fora do local do evento. Ele queria de qualquer forma comer o tal de rosbife de que tanto ouvira falar. Quando veio o pedido ele devolveu xingando o garçom, dizendo que não iria pagar por aquela coisa crua e nojenta. Deu uma confusão que quase dá polícia. Até lhe explicarem depois de se acalmar que não era um arroz com bife e batatas fritas como imaginava.
(Peça de carne bovina, de forma alongada, cortada em geral, do filé ou alcatra, frita ou salteada na panela ou assada ao forno, de modo que a parte externa fique bem tostada e o interior mais ou menos sangrento, e que é servida em fatias).
ROTISSERIA: Uma tentativa fracassada de fazer uma ponte (prótese) de dentes artificiais.
(Seção do supermercado onde se vendem presuntos, queijos e outras viandas)
RUBITOPÁZIO: A pedra mais brilhante que a natureza já criou (mas apenas na minha alucinada imaginação)
(Certo pássaro da Amazônia de penas vermelhas e amarelas)