O Telefonema

Eram 04h18min da madrugada. O sono pesado, de quem fora se deitar bem depois da meia noite, estava ainda no início.

Em sonhos, sobrevoava pessegueiros em floração. Um tapete rosa e branco. Imagem que enchiam os olhos de brilho.

Um barulho intermitente me despertou abruptamente. Bêbada de sono, dirigi-me ao outro cômodo onde o aparelho se encontrava em estado de absoluto desespero.

_ Alô! - atendi com aquela voz de quem ainda não tinha acordado completamente.

_ Quem fala ai? – Pergunta uma voz vinda do outro lado da linha.

_ Com quem você quer falar? – Perguntei não muito amistosa e mole de sono.

_ Quem fala ai? – Insiste o outro.

_ Você que ligou, portanto você é que tem de dizer com quem quer falar - respondi tapando a boca com a mão, disfarçando o grande bocejo.

_ Quero falar com o “das Neves” – disse a voz que vinha do telefone.

_ Não tem “das Neves” nenhum aqui senhor. Tenha uma boa noite – repliquei secamente, já no intuito de desligar.

_ Hei! Como não tem?! – Insistiu o homem – Se foi ele mesmo que me deu esse número e disse que eu poderia ligar a qualquer hora!

_ Já falei que não tem não senhor. Boa noite – desliguei.

Caminhei a passos lentos até a cozinha. Apanhei um copo de água e retornei para a cama.

A madrugada estava tipicamente fria e os edredons tom sobre tom de azul estavam fofinhos e perfumados, era um convite. Deitei-me. Virei para o lado e apalpei os travesseiros.

_ Assim está melhor – falei comigo mesma, ajeitando-os debaixo da cabeça. Bocejei gostosamente e...

_ Não a crê di to! De novo não! Ninguém merece – falei já procurando os chinelos deixados à beira da cama. Bati a mão pela parede tateando o interruptor. Ao que acertei em cheio meu joelho na quina da cama, enquanto na sala, o aparelho continuava chamando estridentemente.

_ Pronto! – digo com voz nada amigável.

_ Alô! Eu queria falar com o “das Neves”... Ruivaldo das Neves – disse a mesma voz insistente de antes.

_ Mas será possível! Já falei que não tem ninguém aqui com esse nome – a essa altura já estava pra lá de irritadiça a minha voz.

_ Ah! Moça - desculpa. Agora que estou vendo aqui que inverti os números, eu apertei o dois ao invés do três – falou a voz do outro lado se justificando – Desculpa e Boa noite – desligou antes que eu pudesse dizer uma palavra.

Retornei para minha cama, mancando porque o joelho ainda doía. Mas o sono se fora. Não pude voltar a sobrevoar os campos floridos do sonho de antes. Rolei de um lado para outro e nada. Ele não chegava. Acendi a luz. Apanhei o controle da TV, na tela estava sendo exibido um filme qualquer, nada que me despertasse interesse. Apanhei um livro na mesa de cabeceira, abaixei o volume da TV e comecei a ler.

_ Só me resta você agora livro – falei fitando a capa do exemplar em minhas mãos – quem sabe o sono não volta hein! – Suspirei pausadamente.

_ Ninguém merece!

AndreaCristina Lopes
Enviado por AndreaCristina Lopes em 15/03/2010
Reeditado em 23/11/2010
Código do texto: T2140303
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.