BRINCANDO COM AS PALAVRAS - XIV

OCIPITAL: É como uma criança aprendendo a falar pronuncia hospital

(Relativo ou pertencente à parte inferior da cabeça)

ONZENICE: Para uma dúzia, falta apenas uma Nice

(Intriga, mexerico, bisbilhotice)

OPERATRIZ: Faz uma cirurgia em uma pessoa que trabalha com interpretação artística.

(máquina que executa algum trabalho)

OPOSITIVO: Tipo sanguíneo do doador universal (Podem doar, viu gente?, mesmo sendo de outros tipos)

(Que envolve oposição, oposto)

ORÉLIA: Na minha infância era uma menina vizinha que tinha uma irmã que se chamava Orora. Segundo o pai, que se auto denominava Orico e a mãe corretamente, Ofélia, os filhos também tinham que ter nomes começados com “O”.

(Trepadeira lenhosa da família as apocináceas, nativa mas cultivada como ornamento em jardins).

OSFRÁDIO: No seminário. Pois no convento é “asmádria”.

(órgão sensorial, provavelmente olfativo dos moluscos)

OSTRACISMO: Esse sou eu quando me vejo diante de uma ostra. Não sei se como ou se não como. Aliás, nem sei dizer se ostra a gente come, chupa ou simplesmente engole. Então eu fico cismado.

(Na Grécia antiga era o desterro temporário determinado em plebiscito contra o cidadão. É também sinônimo de exclusão, banimento, exílio, proscrição)

OTORRINO*: o mesmo que: eu estou rindo (aqui em Minas Gerais)

(especialidade médica que cuida das vias superiores - Ouvido, nariz e garganta)

* Obrigado ao Erick Masters pela colaboração

OVISSACO: Dois componentes do órgão genital masculino

(formação serosa do ovário, que contém o óvulo)

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 13/03/2010
Reeditado em 16/03/2010
Código do texto: T2135735
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.