Madame Zura Yonera explica o Trânsito Planetário
Nossa colega e amiga recantista, Rejane Chica, mandou um e-mail pra internacionalmente famosa astróloga do Recanto, Madame Zura Yonera, perguntando: "O que é trânsito planetário?"
Transcrevo abaixo a resposta que a fabulosa e infalível estudiosa dos astros elaborou pra tão fundamental questão.
"Querida Rejane Chica,
Como o próprio termo já diz, trânsito planetário é o incessante movimento dos planetas na grande, larga e helicoidal Avenida Eclíptica Celeste.
Funciona exatamente como o trânsito dos veículos terrestres em qualquer cidade de porte médio a escandalosamente megalo-superinchada. Ou seja, vive engarrafando. E cheio de motoristas chegados numa garrafa.
Por exemplo, o Saturno, como todo mundo sabe, que é um velho turrão e muito chato, vive se arrastando com a velocidade de uma lesma paralítica com febre reumática. E ainda fica buzinando e resmungando pros outros que querem andar mais rápido. É do tipo que, se muito provocado, faz picuinha e não cede passagem nem com reza brava. Reclama incessantemente dos que não respeitam regras e normas. E vive de mau humor. Usa meticulosamente as setas, aguarda sua vez pra mudar de pista e anda estritamente dentro das faixas de rolagem. Estaciona com meticulosidade milimétrica. É capaz de enfartar se receber uma multa.
Já o Marte, notório brigão muito agressivo, anda feito um louco dando cortadas, fechadas e abalroadas nos outros. Invade a preferencial voando baixo, sem dar seta e sem nem olhar, e não respeita nenhuma sinalização. Cola na traseira de todo mundo, ultrapassa subitamente tirando fino, vira de repente fazendo cantar os pneus, atropela quem estiver pela frente e não pára pra socorrer. É ele também que anda com os 598 autofalantes superpotentes no volume máximo, feito um trio elétrico, reverberando tum-tum-tuns supersônicos e tzssshtk-tzssshtk-tzssshtks infrabarulhentos, fazendo disparar os alarmes de todos os carros estacionados em volta, bem como os corações mais assustadiços.
A Vênus é um amoooorrr... Dirige toda faceira, dengosa e sestrosa, arrumando o cabelo, retocando o batom, falando no celular, trocando a música, tudo com o maior charme e graça... Mas procura dirigir com segurança e é sempre muito gentil com os outros, toda sorrisos e meneios charmosos. A não ser quando fica na TPM. Aí ela se transforma numa monstra neurótica e quase psicopata, ficando igualzinha ao Marte. Ou pior. No mais, quase sempre consegue obter gentileza dos outros, porque sabe pedir com jeitinho.
A Lua, que é apressadinha como ninguém, mas muito viajandum porque vive no mundo dela mesma, só não vive causando acidentes porque tem uma sorte danada. Sujeita a frequentes e periódicas variações de humor, é de fases. Ora está luminosa e plena, ora está sorumbática e sombria, ora recolhe-se com discrição, ora se expande toda alegrinha. Distraída ao extremo, vive causando transtornos por onde passa e nem percebe. Mas ninguém fica bravo com ela e até tentam ajudá-la, indicando percursos e caminhos alternativos, porque ela é muito faceirinha, sonsa e dissimulada.
O Mercúrio também é meio pé-de-chumbo, vive com pressa, a não ser que esteja transitando pelos arredores de Touro, Virgem ou Capricórnio, porque aí ele fica lesadão, travadão, e se arrasta feito o Saturno velho resmungão, atrapalhando o fluxo normal. No mais, ele é do tipo que tem todo o mapa astrológico do percurso na cabeça e dirige com muita técnica e perícia, sendo capaz de escolher em milésimos de segundo qual caminho seguirá e quais alternativas terá em caso de necessidade. Costuma também avisar pra todos os outros, com piscadelas de farol, buzinadas em código e gestos expressivos, sobre obstáculos e problemas que porventura encontre por onde passa.
O Júpiter é o motorista por excelência. Adora dirigir e o faz com extrema perícia e agilidade. Só peca pela impaciência, ficando exasperado quando se encontra em engarrafamentos ou fica preso atrás do Saturno e do Mercúrio travadão. Ele diz que quer chegar depressa em algum lugar que fica lááá longe. Mas na verdade o que ele quer mesmo é dirigir por aí e passear, olhar a paisagem, conhecer novos lugares, outras pessoas, aprender novos costumes e caminhos, ampliar seus horizontes. Conhece todos os códigos usados entre motoristas de todo o universo e encara filosoficamente as diferenças no modo de dirigir de cada um.
O Urano é do tipo motorista de táxi ou de van: conhece todas as ruas e caminhos, planeja com antecedência os seus percursos, gosta de andar com o carro lotado, conversa, troca idéias. Está sempre buscando atalhos e caminhos alternativos. Não é muito de respeitar as leis e os códigos, transgride solenemente, inova os métodos e varia muito os critérios. Sonha um dia replanejar todas as vias e eliminar todas as normas. É um rebelde com e sem causa. Pensa que sabe tudo a respeito de motores e máquinas em geral. Mas vira e mexe se envolve em acidentes.
O Netuno é o artista. Dirige com calma e está sempre sonhando. Distraído feito a Lua, não é incomum que acabe se envolvendo em pequenos acidentes: amassa paralamas nos estacionamentos, amacia postes e troncos de árvores com os seus parachoques, tira tinta das portas nas garagens e detona a suspensão em quebra-molas e buracos na pista. Mas é que o seu pensamento está sempre em alguma música ou poesia ou em qualquer outra manifestação artística e espiritual. É do tipo que dirige cantando ou recitando. E vive errando o caminho.
O Plutão é o misterioso. Os vidros do seu carro preto têm as películas mais escuras e indevassáveis. Anda sempre pelas beiradas, em velocidade regulamentar, pra não chamar atenção. Não se envolve em confusões e não gosta de muvucas. Evita o horário de rush como o diabo evita a cruz. Mas se você provocar, ele é capaz de planejar por dias, semanas, meses ou anos, alguma vingança atroz e fria. Às vezes ele sente inveja dos outros motoristas, por serem tão perfeitamente integrados no Sistema Solar. Mas, no mais das vezes, ignora todo mundo solenemente e fica na sua, observando tudo de longe.
Por fim, o Sol. Ah, o Sol, aquele que tem o carrão mais fantástico e luxuoso, que brilha feito um diamante puro e atrai todos os olhares admirados e invejosos da turba comum. Anda todo orgulhoso e pomposo, ciente de sua importância e nobreza, mantendo um ritmo majestático ao longo do caminho. Percorre os caminhos centrais sempre, porque quer ser o centro de todas as atenções. Exibe a sua máquina com altivez e é facilmente bajulado através de elogios e rapapés, tornando-se então generoso com seus súditos fervorosos. Mas, se lhe desafiam ou desacatam, fica uma fera implacável e, do alto de sua autoridade e importância, passa a maior descompostura no abusado desrespeitoso. É do tipo que nasceu pra brilhar e ser servido e admirado.
Espero que com esta breve e clara explicação você tenha entendido o que é trânsito planetário. Agora, pra quê isto serve, aí é outra história. E eu tô com preguiça de contar porque estou presa num engarrafamento. *hic*... já tem bem umas seis garrafas aqui na minha frente...
Um abraço astral pra você e até a próxima conjunção.
Com afeto,
Madame Zura Yonera."
NA - Trânsitos Planetários correspondem à passagem diária dos planetas sobre o mapa da pessoa.