Dicas acerca do clima Nordestino
Muito se fala sobre o clima no Nordeste, tanto que não é mais um assunto tãão trivial... Vejamos, geralmente se ouviria falar em clima somente no horário do tempo dos jornais na TV, em boletins rápidos na rádio, ou em meio àquele silêncio constrangedor onde alguém solta o comentário de praxe “E o tempo hein, acho que vai chover...” mesmo que na verdade esteja 40 graus lá fora, o sol tinindo, e dê para fritar um ovo no asfalto. Mas bem, isso é o que aconteceria comumente. Mas no nordeste não! No Nordeste falar sobre clima é tão necessário que não há nordestino que passe um dia sem especular acerca do clima. Contudo, este também é um tema relativamente polêmico e complexo que em alguns momentos é coerente se pensar que assuntos a não serem discutidos deveriam ser futebol, religião, política e clima!
Então cá estou tentando prestar um serviço de utilidade pública dando dicas acerca do clima Nordestino a visitantes de outras regiões do país ao chegar ao Nordeste. As dicas seguem:
Dica número 1: Os nordestinos têm plena noção do clima a qual sobrevivem, então deixe que falem mal do calor do Nordeste os próprios nordestinos. Contudo, se um dia os 38 graus (acaso você esteja com sorte) estiver lhe incomodando muito e você precisar extravasar um comentário, por favor modere e diga “Nossa hoje tá meio abafado hein...”, ou um comentário que se aplique de maneira global “Eita, o mundo parece estar pegando fogo!”, assim você se livrará da fúria de um nordestino com calor ao lado.
Dica número 2: Reorganize suas finanças caseiras lembrando que você não precisará comprar um chuveiro elétrico, mas sim um ar-condicionado, que você não precisará comprar roupas novas, mas se livrar das jaquetas, moletons e casacos que já tem e que a conta de energia é diretamente proporcional ao seu calor do dia.
Dica número 3: Banhe pelo menos 5 vezes por dia, se possível calmamente, pois ao passo que se enxuga ao sair da ducha pode começar a suar de novo.
Dica número 4: Se você trabalha ou estuda, não arrisque tomar banho de sol no meio da semana, tome o tal banho de sol na sexta que até a segunda o super bronzeado terá diminuído um pouco e você estará com um “bronze” dentro do parâmetro considerado como normal.
Obs.: Use protetor solar, acaso queira ter pele para contar história.
Dica número 5: Beba muita água de coco!
Dica número 6: Procure um oásis nesse deserto, ops, quero dizer, procure um clube na cidade e comece a freqüentar nos finais de semana.
Dica número 7: Recicle seus conhecimentos acerca de “climatologia”: não há outono e primavera no Nordeste, apenas verão e falso inverno. Ou seja, realmente o clima aqui não é um mar de rosas... ( que trocadilho infame, rs)
Dica número 8: Se você chegar ao Nordeste no inverno, não se impressione com os trovões que mais parecem bombas caindo, os ventos que ameaçam levar as casas, os pingos que mais parecem granizos com o barulho que fazem ao bater nas janelas, e com os raios que cegam mais do que flashes de câmera, durante as chuvas. Porque enquanto chove há pelo menos uma possibilidade do clima se tornar mais fresco por alguns instantes logo após subir o mormaço da chuva pioneira enquanto que no verão isso não acontecerá.
Contudo se você chegar no verão e resistir ao calor ininterrupto com raras chuvas, parabéns, você suportará o inverno!
Dica número 9: Não tente prever o clima, para não criar falsas expectativas. Ele muda a todo o momento! Dica complementar: Quando acordar, se você estiver com aquelas roupas no varal e vier aquela nuvenzinha no horizonte, não corra para tirar as roupas do varal pois provavelmente ocorrerá uma chuvinha de 5 minutos que irá molhá-las porém logo depois virá um sol escaldante que irá secá-las.
Dica número 10: Cada bairro tem seu clima, então toda vez que for visitar “fulano” leve um guarda-chuva.
Bom, essas foram algumas dicas acerca do clima no Nordeste, espero que ninguém se assuste ou se ofenda, mas leve com humor!