GALINICÍDIO
NUNCA MATEI GALINHA E NEM SEI FAZÊ-LO, MAS CERTA VEZ FUI FORÇADA A MATAR UMA...
TINHAMOS UM GALINHEIRO PEQUENO, CERCADO DE TAQUARAS(BAMBUS) COM UMAS QUATRO OU CINCO GALINHAS, COMO SE DIZ: "POEDEIRAS", QUE PRODUZIAM OVOS COM AS GEMAS BEM AMARELINHAS, QUE MEUS FILHOS CONSUMIAM COMO GEMADAS, FRITOS E OUTRAS FORMAS.
UMA MANHÃ, AO ENTRAR NO GALINHEIRO PARA ALIMENTAR AS AVES E FAZER A COLETA, NAO HAVIA OVOS NOS NINHOS. EM COMPENSAÇÃO, ACHEI UMA GALINHA GRANDE, COM UMA PENAS LINDAS, CRISTA BEM VERMELHA E EMPOLEIRADA COMO SE FOSSE A RAÍNHA DO PEDAÇO.
PERGUNTEI AOS VIZINHOS SE SERIA DELES - NADA... NINGUÉM DERA FALTA DE UMA PENOSA. DEIXEI RECADO NO BAR DA ESQUINA PARA O CASO DE ALGUÉM RECLAMAR - NADA...
COINCIDENTEMENTE COM A CHEGADA NA HONORÁVEL HÓSPEDE NÃO HOUVERA MAIS UM ÚNICO OVO NO NINHO. SEM PRECISAR SER SHERLOK HOLMES, A DEDUÇÃO FOI ELEMENTAR, MEU CARO LEITOR: A ILUSTRE VISITANTE COMIA OVOS; ERA VELHA E "DE ESTIMAÇÃO", MAS ALGUÉM SE ENCARREGOU DE SOLTÁ-LA LONGE DE CASA, PARA QUE NÃO CONSEGUISSE VOLTAR.
SOLUCIONADO O ENIGMA, TRATEI DE TIRÁ-LA DO GALINHEIRO. NO DIA SEGUINTE, ADIVINHA QUEM ESTAVA NO POLEIRO, PERTINHO DO NINHO VAZIO? GARANTO QUE DEI VÁRIAS OPORTUNIDADES, MAS ELA SEMPRE VOLTAVA E COMIA OS OVOS.
COMO EU HAVIA VISTO MINHA SOGRA MATAR GALINHAS, PENSEI QUE SERIA SOPA MATAR AQUELA E RESOLVI FAZER UMA CANJA. PEGUEI A COITADA, COLOQUEI SOB O BRAÇO, "DESNUQUEI" A CABEÇA PUXANDO COM FORÇA E DEPOIS FIZ UNS CÍRCULOS COM O CORPO - SEMPRE SEGURANDO O PESCOÇO - ATIREI O CADÁVER LONGE...
E A GALINHA CORREU, GRITANDO, DE ASAS ABERTAS E SUMIU PARA O PORÃO DA CASA.
FOI UMA COISA MUITO DESAGRADÁVEL, POIS IMAGINEI O POBRE ANIMAL COM O PESCOÇO INCHADO, SEM COMIDA, MORRENDO DE INANIÇÃO, UM HORROR.
UM MENINO DA VIZINHANÇA CONSEGUIU TIRÁ-LA DO PORÃO E PUDE VERIFICAR QUE EU NÃO TINHA A FORÇA QUE SUPUNHA, POIS A GALINHA ESTAVA LINDA E FACEIRA, PRONTINHA PARA VOLTAR ÀS ATIVIDADES NORMAIS.
SEGUINDO ORIENTAÇÃO DE UMA VIZINHA, QUEIMAMOS A PONTA DO SEU BICO PARA QUE NÃO CONSEGUISSE PICAR OS OVOS. DEU CERTO, ELA FICOU NO GALINHEIRO E, COMO NOS CONTOS DE FADAS: FOMOS FELIZES PARA SEMPRE - ENQUANTO ELA VIVEU...