BRINCANDO COM AS PALAVRAS - VI
FAIA: Em MG é o mesmo que falta.
(árvore pequena de flores amarelas por fora e púrpura por dentro)
FALANOGLOSSO: O Cebolinha, personagem do Maurício de Souza, quando está “nelvoso”.
(O mesmo que enteropneusto; Verme cuja respiração é interior)
FAMILISTÉRIO: O cúmulo do nepotismo praticado por algum ministro descarado, que emprega desde a mãe até o cachorro da família em um ministério.
(Conjuntos de habitações encostadas umas às outras para acomodar diversas famílias - na concepção do Socialista utópico Fourier).
FAVILA: Uma favela que vai sendo transformada aos poucos em vila, na escala de classificação urbana.
(fogo coberto ou misturado com cinzas)
FILANDEIRA: Uma fila que anda bastante. A única fila elogiável.
(Peça provida de pequenos orifícios e através da qual se injeta um líquido a fim de conseguir longos filamentos).
FILATELISTA: Um artista da pintura que tem a mania de produzir as suas telas numa fila qualquer.
(pessoa que gosta de colecionar selos)
FLATULAR: O Cebolinha queblar algum osso do corpo
( o mesmo que soltar pum)
FOTOSSÍNTESE: uma fotografia com apenas uma parte do evento que era para ser registrado integralmente.
(processo pelo qual as plantas absorvem o gás carbônico e devolvem oxigênio ao ambiente).