O MICO DA CASA DE PRAIA
E chega um dia que você se sente um vitorioso nessa vida, afinal, você é um dos poucos que conseguiu driblar o país, sobreviver aos políticos, TRABALHAR , pagar os impostos e ainda adquirir aos trancos, a tão sonhada casa na praia que você acredita ser sua. Não a praia, a casa.
E a euforia toma conta dos seus amplos sentidos.
Chegado um feriado, um desses como o do último carnaval, você prepara o carro, faz todas as manutenções preventivas, sem sequer imaginar que várias horas sob o sol te esperam lá na rodovia, e parte para o que lhe é seu. De direito.
Paga o pedágio com a a maior satisfação desse mundo e ainda o acha barato!
Mas como você é um sonhador "marinheiro de primeira viagem", nada o abala, nem mesmo o calorão insuportável, sequer as horas de espera no asfalto quente, nem a falta d'água na praia, nem as filas nas padarias e supermercados, nem os ladrões de turistas, nem os convidados que você não convidou para o almoço que você fará sozinho, nem a louça que você também lavará solitariamente, mesmo se for um daqueles churrascos que todos iriam colaborar e que só você colaborou.
Afinal, você é um campeão, e é assim que você vê que os outros lhe enxergam.
E como cachorro também é gente, que importãncia teria NA SUA VIDA DE PROPRIETÁRIO, aquela madame que deixou o cachorrinho dela urinar na sua esteira?
E qual o problema dos pratos típicos dos ambulantes das praias, mesmo que seja aquele camarãozinho esturricado de sol, já esterilizado das salmonelas, e também ambulantes de todas as praias, que você inadvertidamente resolveu provar?
Nem vale a pena se preocupar com o atendimento da saúde pública nas praias! Se precisar...vai se danar, claro.Mas a casa é sua, isso ameniza qualquer dificuldade que possa surgir no entorno.
Se faltar água na praia então, você há de se conformar, porque já não é só na praia que falta água, imagine se é! Então que você ao menos se desidrate de diarréia, mas que seja na sua casa de praia.Afinal você é um herói vencedor, de todas as modalidades de sobrevivência...nas praias.
Terminado o feriado, não haverá problema algum que o mundo todo que esteve naquela praia que você sequer conseguiu esticar a sua toalha, resolveu subir a serra no mesmo horário que você! Afinal, o mundo das praias é de todos! E o das estradas, também.
Depois das dez horas de tráfego para voltar,com vários riscos de assaltos no caminho, você encontra a sua cidade domiciliar flutuando na chuva e então entende que, apesar do mico do inferno, você estava mesmo no paraíso.
Passados alguns meses, as contas lhe acordam.
Iptu da casinha de praia tres vezes maior que o do seu domiclio, água, energia, telefone, condomínio, faxineira, manutenção que lhe obriga a voltar a praia só para resolver problemas. Tudo quebra, tudo enferruja, tudo explode na sua ausência.E cadê os assíduos visitantes nessa hora? Sumiram todos nas ondas da praia!
Mico? Quem falou em mico? Eu que não fui!
Mas uma coisa é certa: seja lá que bicho for, você rapidamente vai querer passar seu título de vitorioso ao próximo sonhador do universo.
E vai discretamente pensar: quem for otário...que se habilite ao cargo de vencedor.