ENCRUZILHADA

Nego Lee dirige seu fusca caramelo pela cidade ávido por novidades, pessoas, lugares. BLITZ POLICIAL.

Policial

Documentos.

NegoLee

Só um instante, Seu Guarda!

Policial

Seu Guarda é personagem de desenho!

NegoLee

Não estou encontrando! Mas já vou achar! (primeiro off interno) São Longuinho não “me” faz uma dessa agora! Pronto! Achei! Aqui está, Seu... aqui está!

Policial

Esse é você?

NegoLee

Esse quem?

Policial

O da foto.

NegoLee

Claro! Quer dizer, escuro! Mas sou eu sim. Por quê?

Policial

Diferente...

NegoLee

Diferente? De que?

Policial

Não sei. Esquisito. Tá parecendo alguém...

NegoLee

Contanto que esse alguém tenha ficha limpa, não me importo.

Policial

Isso nós vamos checar agora...

Policial vai até a viatura.

Nego Lee

(segundo off interno) Calma, calma ele só está querendo cumprir a cota de afro-descendentes abordados em blitz!

Policial

Esse veículo é seu?

Nego Lee

(terceiro off interno) Não, SEU GUARDA, esse VEÍCULO é do Aladim. Nós trocamos! Ele ta com meu tapete voador e eu com o carro dele! (ao guarda) É meu sim! Acabei de pagar a primeira parcela na segunda

Policial

Você sabe que o documento está vencido?

Nego Lee

Eu não! Está?

Policial

Muito.

NegoLee

Eu juro por tudo o que é mais sagrado que eu não sabia! Como é que isso foi acontecer?? Eu mato o Aladim..

Policial

Vamos guinchar!

Nego Lee

O carro?

Policial

Obviamente.

NegoLee

Pra onde?

Policial

Pátio.

NegoLee

E se eu pagar?

Policial

Como?

NegoLee

(clemente) Estou indo visitar minha mãe no Hospital do Andaraí, a pobrezinha teve um AVC, está em estado vegetativo, não interage com ninguém, só comigo que tenho a sensibilidade mais trabalhada, como a dela...o contato é em outro plano! Por favor, Seu....

Policial

Cabo Oliveira.

NegoLee

Cabo Oliveira, o Senhor tem mãe?

Policial

Falecida.

NegoLee

Pode ter certeza que aonde ela estiver, ela sente orgulho do Senhor.

Policial

(melancólico)Tenho certeza que sim. Minha mãe era uma santa. Como trabalhou pra criar os filhos, lutou, nunca esmoreceu...saudade de minha santa mãezinha ( voltando a si) Tenente!Vamos guinchar o fuscão do cidadão, aqui!

NegoLee

(desesperado, num repente) MATILDE !

Policial

Como?

NegoLee

Sua mãe.

Policial

O nome dela era Dolores. Se isso foi uma tentativa para se safar do guincho...perdeu malandro!

NegoLee

Matilde é a mulher que não deixa ela ir em paz.

Policial

(misto de revolta e interesse) Você está maluco, rapaz? Que sandice é essa?

NegoLee

Sou sensitivo, Oliveira. (confiante) E nesse exato momento pude sentir que a Matilde não deixa sua mãe encontrar a luz. O senhor conhece alguma Matilde? Quem é Matilde, Oliveira?

Policial

Isso é loucura....(pensa) Matilde...não, não tem Matilde ...Eu posso prender o cidadão por isso sabia ?? Matilde...?

NegoLee

(seguro) De Bangu. Ta ficando bem claro pra mim. Matilde de Bangu. Amarrou o nome da senhora sua mãe numa macumba de encruzilhada por conta do caso dela com seu pai.

Policial

(assustado)Com meu pai? O que meu pai tem a ver com isso?

NegoLee

(profético) Coitada da sua mãe. Consigo ver. Ela é um ectoplasma solitário vagando pela imensidão. Ela chora e chama seu nome. Oliveira...meu filho...Oliveira...(muda/duro) Escuta aqui Oliveira: você não tem vergonha não? Não é nada bacana um filho deixar uma mãe nessa situação! E pior, uma pessoa desencarnada e desorientada como sua mãe incomoda pessoas sensitivas como eu, que dão um duro danado pra comprar um carrinho e ter o prazer de passear tranqüilo pela cidade! Francamente. O senhor com um problemão desse, envolvendo sua mãe morta, a Matilde do Bangu, seu pai, um puta caso de família, tem a pachorra de me abordar e mais, guinchar meu fusca?

Policial

(perdido) Eu...

NegoLee

(safo) “ Eu” o eskambal! (ao Tenente) Tenente! Por gentileza, “ guinche” o Cabo Oliveira, para o endereço que vou passar e providencie que ele desfaça o trabalho que a Matilde de Bangu preparou, de modo que a mãe dele pare de encher meu saco!

Leandro Mauricio
Enviado por Leandro Mauricio em 08/02/2010
Código do texto: T2076287
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.